segunda-feira, 16 de outubro de 2017

COMO VAI A ORGANIZAÇÃO DE REFEIÇÕES

Finalmente parece que estou a conseguir organizar as refeições. Ainda não estou no nível que gostava, mas já estou bastante confortável.

Fiz as compras no sábado à tarde e no domingo de manhã adiantei algumas coisas e terminei outras à tarde.

Antes de fazer as compras organizei mentalmente o que tinha em casa, pensando logo nas refeições que podia fazer com essa comida e depois foi só comprar o restante. Não fiz lista, pois fui a um supermercado onde prefiro decidir na altura, consoante o que têm disponível, principalmente a nível de carne.

Portanto, no congelador tinha uma posta de perca, delicias do mar e alguns camarões, que servirão para uma massinha de perca. Tinha 8 de bifes de peru, que devia ter separado antes de congelar e não fiz, que serão para panar, pois mesmo que sobrem comem-se bem frios. Pelo menos nós gostamos. Temos também rissóis para as emergências e ervilhas estufadas que sobraram de uma refeição (e serão reaproveitadas no almoço de segunda), para além de brócolos, ervilhas e couve flor.

Assim comprei, choco limpo congelado para uma feijoada. Vitela para estufar, peitos de frango, bifanas de porco e ainda vitela para as sopinhas do meu baby Gonçalo!

A carne que comprei servirá para 2 refeições cada (à exceção da carne para a sopinha do Gonçalo que servirá para várias sopas). Além da carne, comprei cenouras, agrião, alho francês, abóbora, tomates, batatas doces e pêras. Ainda trouxe tânjaras (ou tanjas, ou tângeras, dependendo da zona do país) da casa dos meus pais e melão da casa dos meus sogros.

No domingo fiz sopa com um resto de grão cozido e couve coração tinha no frigorífico, e com legumes que comprei, claro. Esta sopa será para duas refeições e depois farei outra. Piquei 4 cebolas e alguns dentes de alho na minha bimby (que é uma simples picadora), e guardei numa caixa no frigorífico, adiantando já todos os cozinhados onde os uso (e são basicamente todos). Temperei também a carne para o almoço e jantar de segunda (vitela e bifanas) e guardei em caixas no frigorífico.

Desta forma ficaram as refeições de segunda e o jantar de domingo orientados. Terça prepararei a feijoada de choco para o almoço e na mesma altura farei também uma sopa de agrião, que será consumida em dois jantares.

Como o Gonçalo não vai estar comigo nessa altura, fica tempo para ir preparando outros alimentos para futuras refeições. Para isso basta-me deixar alguns a descongelar na segunda à noite e tempera-los na terça.

Estes pequenos avanços são uma grande ajuda para o dia-a--dia. Como aproveito a sesta, ou pequenas sestas, do bebé para estas tarefas, sinto que é um esforço que rende muito, pois a seguir estou mais disponível para estar com ele sem o stress de ter de preparar as montes de coisas.

O final do dia costuma ser atribulado, com o banho do bebé e a hora que o vamos buscar, não sobra muita paciência para preparações de jantares, principalmente se quisermos jantar a horas decentes e tendo em conta que o sono do Gonçalo chega cedo, há que despachar tudo o mais rápido possível.

E vocês, como organizam as refeições? É tudo na altura ou vão adiantando o mais possível?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário