sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A BELA PAPA DE AVEIA


Com o friozinho que está só apetece comidinha quente e reconfortante. Neste últimos dias voltei às papas de aveia. Há algum tempo que não comia e tem-me sabido pela vida.

Para além de ficar quentinha, fico também sem fome e sem vontade de andar a petiscar até ao jantar (por norma como ao lanche), o que também é vantajoso.

Mas sempre que comento com alguém o meu fascínio pelas papas de aveia, recebo um torcer de nariz. A maioria das pessoas não gosta porque não tem sabor... ou será porque não sabe fazer?!

Eu preparo assim:

Coloco num tachinho uma chávena de leite. Gosto com qualquer leite, mas ultimamente tenho feito com leite de arroz por ser leve. Há quem faça com água, nunca experimentei, por isso não sei se gosto! No leite coloco um pouco de casca de laranja, de casca de limão e um pau de canela, aqui começa o sabor a surgir. Acrescento duas colheres de sopa de aveia (moída, mas pode ser em grão) e vai para o lume. À medida que o leite vai aquecendo a papa começa a engrossar. Sempre mexendo, desligo o fogão quando fica na textura que gosto. Há quem prefira mais grossa, é só deixar mais tempo no lume. No fim, retiro as cascas, o pau de canela e acrescento canela em pó, numa quantidade simpática porque gosto muito de canela. Há dias em que acrescento fruta fresca e/ou frutos secos, há outros dias que como só assim. Depende da fome!

Só sei que é bom, tem muita fibra, não tem açúcar (ah, também há quem acrescente mel, pessoalmente não acho necessário mas é um boa dica) é baratinho, pois um pacote de aveia nem chega a 2 euros e dura e dura e dura... Os bebés também podem comer, desde que seja com o leite apropriado e de preferência com a fruta passada para adoçar e sem canela, ou com muito pouca. Mas isto é sempre bom perguntarem ao pediatra. A nossa gosta e o Gonçalo também gosta, porque comidinha é coisa a que ele não torce o nariz! ;)

E vocês, gostam de papa de aveia ou também lhe torcem o nariz?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Também acho que é mais porque não sabem fazer. Eu faço com leite, canela em pó, coco ralado e 1 pacotinho só de açúcar. 2 minutos no micro-ondas (mexer a meio to tempo) e ficam muito boas. Às vezes substituo a canela por morangos esmagados, muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Huuummmm, com coco ralado deve ser muito bom! Tenho de experimentar. :) Beijinho

      Eliminar
  2. Às vezes como mas, confesso, não é das minhas refeições preferidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como se costuma dizer " gostos não se discutem"! Eu gosto, mas também tenho as minhas fases! ;)

      Eliminar