quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MUDAM AS PRIORIDADES E SEGUIMOS AO NOSSO RITMO

Ser mãe, ou pai, é uma grande mudança na vida. Muda muita coisa, mas o que tem obrigatoriamente de mudar são as prioridades. Pelo menos eu vejo as coisas assim.

As minhas prioridades mudaram muito logo que engravidei, mas depois que o bebé nasceu ainda foi mais notório, e a cada dia que passa vou priorizando cada vez mais o Gonçalo.

Dito isto, muita coisa na minha rotina domestica mudou, ou tem vindo a mudar. Uma casa com uma criança é uma casa cheia de vida. Só não é, se a criança passar tão pouco tempo em casa, que mais parece que não vive lá. O que não é o nosso caso.

Neste momento temos a mala do Gonçalo sempre na entrada, o carrinho num sitio, o ovo noutro, a aranha no meio do corredor, a cadeirinha no meio da cozinha, um cestinho com brinquedos na cozinha, um cesto com mais brinquedos na sala, livros espalhados pela casa, cosméticos na sala e no quarto, roupa aqui e ali... E sabia muito bem que ia ser assim, e também é assim que quero.

Portanto, neste momento a minha casa está limpa mas um pouquinho desarrumada. Nada de grave, mas há sempre uma desarrumaçãozita.

E se antes eu gostava de ir dormir com a casa em ordem, hoje em dia eu só quero ir dormir, não penso muito na casa.

Depois de jantar cai em mim um sono tão grande, que manter-me acordada para lavar loiça e limpar isto ou aquilo é simplesmente tortura. Eu tentei. Tentei continuar a fazer as coisas como antes, mas cheguei à conclusão que o esforço não valia a pena. Por um lado porque era realmente um grande esforço, e custava-me imenso fazer as coisas simples, depois porque fazia tudo à pressa e aldrabado e por fim, não aproveitava o tempo que o Gonçalo estava acordado entre o jantar e a hora de dormir, para estar com ele.  E isto é prioridade.

Assim, depois de jantar coloco a loiça no lava loiça (que também não costuma ser muita porque vou lavando enquanto cozinho), limpo a mesa e as cadeiras e varro o chão ( porque está tudo cheio de miolos de pão 😊) e vou aproveitar esse bocadinho em família. Depois começamos a rotina do sono e por volta das 21: 30 eu e o Gonçalo estamos a dormir.

No dia seguinte a loiça continua à minha espera e durante a sesta do Gonçalo eu trato dela e de mais 500 coisas. Aí já tenho energia, já estou disposta a enfrentar o dia e não me ando a arrastar. Hoje por exemplo, o Gonçalo acordou às 6 da manhã. Às 7 quando adormeceu eu lavei a loiça. Se o tivesse feito ontem à noite, e as outras tarefas que costumava fazer à noite, deitava-me por volta da meia noite e hoje às 6 tinha de tirar o rabo da cama. E depois onde é que ia buscar energia? Não ia...

Uma vez comentei isto com uma colega minha e, como sempre as mulheres são muito solidárias e empáticas umas com as outras, ela disse-me que era incapaz de fazer isso (como se fossemos apanhar uma doença ou coisa do género) e eu respondi-lhe: "olha eu sou incapaz é de lavar loiça a dormir..."

Acredito que vá voltar aos hábitos antigos, quando o meu reguila for maior, mas por agora vou respeitar o meu ritmo biológico e dormir na altura certa. No dia seguinte terei tudo como deixei, portanto mais vale dormir! 😉
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário