sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

COMO ORGANIZAR AS REFEIÇÕES

A pedido de muitas famílias (algumas amigas), hoje vou falar-vos de como organizo as refeições cá por casa.

Gosto muito de cozinhar, mas também gosto de facilitar. A minha vontade para preparar receitas super elaboradas e trabalhosas, que impliquem sujar e depois lavar muita  loiça, não é propriamente muito acentuada.

- Para elaborar a ementa semanal, que muitas vezes nem a passo para o papel e fica-se pela  minha memória até à sua realização, tenho que saber o que existe no congelador, frigorífico e despenseiro. Desta forma não corro o risco de comprar alimentos que tenho em casa (e isto também se aplica a outras áreas da casa) e consigo diversificar mais as refeições.

- Vou às compras 1 vez por semana, sempre com lista. Esta é feita tendo em conta os produtos que faltam em casa e os que são necessários para cozinhar os pratos pretendidos.

- Dou preferência aos produtos da época, tanto nos legumes como na fruta. São mais saborosos e nutritivos na altura certa e, também mais baratos.

- Prefiro comprar muita variedade, do que muita quantidade do mesmo alimento. Assim consigo organizar a ementa de forma mais variada. Pouca quantidade de carne de porco, vaca, frango, 2 ou 3 tipos de peixe e pouca quantidade de várias frutas e legumes.

- Gosto de intercalar a carne e o peixe. Numa refeição comemos carne, na outra comemos peixe.

- O mesmo acontece com os acompanhamentos. Há que variar.

- Faço sopa quase todos os dias. Também aqui tento variar na escolha de legumes.

- Comemos salada a todas as refeições. De alface, cebola e coentros, de tomate e oregãos, de couve roxa e coração com cenoura ralada, de agrião e cebola, de tudo ao molho e fé em Deus! É como me apetecer!

- Aplico a regra de 1 vez por semana, nos fritos.

- Na lista de compras não entram doces, bolachas, chocolates, refrigerantes e tudo o que acho que faz mal. Raramente compro esse tipo de alimentos. Normalmente só como em dias de festa (e é rara a semana em que não alguém que faz anos) ou nas visitas de fim-de-semana à casa dos pais ou sogros. O facto de não comprar, ajuda a não cair em tentação. Se estiverem em casa, é muito mais difícil resistir-lhes.

- Para colmatar a falta de doces (porque sou gulosa) como fruta docinha. Para isso tem de ser da época. Quando me apetece um doce quentinho, cozo maçã a vapor, para o doce não ficar na água e, polvilho com canela. Sabe-me super bem e não faz mal. No verão gosto de congelar banana, depois picá-la com frutos secos e tamâras secas. Equivale a um gelado.

- Gelatina e iogurtes, também não faltam cá em casa. São óptimas sobremesas e se misturarmos fruta ainda melhor.

- Nos dias em que a inspiração parece ter ido dar uma volta, recorro aos livros de receitas e internet. Não vale a pena estarmos a esforçar muito os neurónios, quando há muita gente que faz isso para nos facilitar a vida.

- Na minha opinião, a comida fica melhor quando é feita em lume brando. Para isso é preciso tempo e, nem toda a gente tem. Mas se puderem, experimentem cozinhar assim. Desta forma não há a necessidade de estar sempre de olho no fogão e podemos aproveitar este tempo para fazer outras coisas importantes. No fim, acho que o resultado também é muito melhor.

- Faço a comida para uma refeição. Raramente sobra, mas quando acontece fazemos o dia do "redon". Ou seja, os restos de ontem, ou de outros dias. A comida que sobra vai sempre para o frigorífico e das duas, uma: se a quantidade for muita, comemo-la assim, se for pouca reaproveitamos. Por exemplo se sobra lombo de porco assado no forno, é certo que nessa semana farei empadão de carne para uma refeição. Se sobra uma posta de bacalhau, farei pastéis ou pataniscas de bacalhau. Sobrou um pouco frango assado? Misturo sumo de limão, cogumelos, fiambre, pimento, azeitonas e misturo tudo com massa esparguete. Tudo depende do que sobra.

É com base nestas regras que organizo as refeições. Para mim é útil, mas cada pessoa deve encontrar a melhor estratégia para si. Pode ser o oposto do que resulta comigo.

Espero ter ajudado.

Desejo-vos um dia cheio de boas ideias! :) 







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Concordo, agora também planeio sempre as refeições da semana no fim de semana. Mas eu aponto sempre para que não me esqueça e também para facilitar fazer a lista das compras. Desta maneira tenho toda a semana organizada, não como coisas que não devo pk não pensei no que fazer para o jantar e lá vai qualquer coisa, e não tenho que andar constantemente preocupada com o que fazer para o jantar, perco tempo nisso apenas nuns minutos no fim de semana. Muito mais práctico e barato! A lista ajuda a comprar só o essencial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, com pequenas coisas, obtemos grandes resultados. Vale a pena perder uns minutos num dia e, assim conseguir-se maior organização, mais tempo livre, menos gastos e uma alimentação mais equlibrada. :)

      Eliminar