quinta-feira, 25 de abril de 2013

TRUQUES DE VERÃO

Chegada a altura do calor, somos verdadeiramente bombardeadas com publicidade de cremes redutores e milagrosos, de suplementos alimentares que prometem emagrecer, de dietas fáceis, rápidas e saudáveis para perdermos os 10 kg que temos a mais (como se fosse fácil) e por aí.

Claro que todas nós sabemos que é difícil e que não é por usarmos uma embalagem de creme para celulite ou por só bebermos líquidos durante 2 dias que vamos ficar lindas e esplendorosas para o Verão. No entanto, como humanas que somos, temos sempre a sensação que talvez seja boa ideia!!!

Mas não é! Certos cuidados têm de ser mantidos durante o ano inteiro, não tanto em nome da beleza, mas sim em nome da nossa saúde. Alimentação correcta e variada, exercício/actividade física são cuidados que devem ser diários.

Confesso que depois de ter "descoberto" que engordei 3 kg (bem pesados) nos últimos 2 meses, passou-me pela cabeça tomar qualquer coisinha para emagrecer rapidamente. Não é nada o meu género e, apesar do meu sentimento de culpa, são 3 kg, não são 30. E depois de comentar com o meu marido, a sua resposta ajudou-me a repensar a ideia.

"- Já tiveste mais peso e emagreceste sem loucuras. Agora é só voltares a ter cuidado com a alimentação que também consegues."

E é verdade, é preciso é ter calma, porque os ditos 3 kg não apareceram de repente, por isso também vão demorar uns dias (ou mais) para desaparecerem.

Oh meu Deus, porque é que sou tão gulosa? Seria tão mais fácil se não fosse...

Bem, isto tudo para dizer que voltei ao meu caminho e os cuidados diários voltaram. Entretanto 1 kg já foi à vida. :) A luta continua e, existem vários truques que ajudam a perder algum peso e a ficarmos bonitas, ou pelo menos, ajudam-nos a ter mais determinação para correr atrás do prejuízo.

-  Tomar banho com água morna e não a ferver. No fim do banho passar todo o corpo e cabelo por água fria. Também podem intercalar água morna com fria. Este gesto ajuda a tonificar a pele, evita a flacidez, torna a pele e cabelos mais brilhantes e ainda ajuda a evitar a má circulação.

- Esfoliar o corpo e o rosto. 1 vez por semana para peles secas, 2 vezes por semana para peles oleosas.

- Usar sempre creme depois do banho. Os 2 em 1 são óptimos para poupar tempo. Hidratante e refirmante, hidratante e anticelulite, hidratante e autobronzeador progressivo, hidratante e anti-rugas, etc.

- Fazer máscaras faciais pelo menos 1 vez por semana. As de argila são óptimas para limpar, tonificar e para evitar manchas de pigmentação. Além disso, são baratas.

- Beber chá verde todos os dias e aproveitar os saquinhos (colocar no frigorífico) para colocar nos olhos enquanto deixa a máscara repousar. Ajuda a tonificar a pele em redor dos olhos.

- À noite lave sempre os pés antes de ir para a cama e, massaje os pés com um creme ou óleo próprio para o efeito. Ajuda a relaxar, já que os pés carregam-nos para todo o lado e porque nos pés temos pontos que ao serem estimulados (mesmo que de forma aleatória) ajudam-nos a relaxar. Por fim, este cuidado ajuda-nos a ter pés bonitos e sempre hidratados.

- Durante o dia, aperte os abdominais e os glúteos varias vezes. É uma forma de exercitar estes músculos e ninguém repara que está a "fazer exercício".

- Coloque as mãos juntas entre os seios e aperte uma contra a outra. Ajuda a tonificar o peito.

- Para o mesmo efeito, também pode agarrar os cotovelos com a mão contraria, em frente ao peito e, puxar os cotovelos para fora, sem tirar as mãos.

- Em casa, ande em bicos de pés, para trabalhar os gémeos (barriga das pernas).

- Alongue o corpo várias vezes ao dia. Ajuda a relaxar os músculos e uma postura alongada é sempre mais elegante.

- Tenha atenção à postura, tanto sentada como de pé. Lembre-se: barriga para dentro, ombros para trás e para baixo e orelhas longe dos ombros. Já cresceu 2 cm e perdeu 1 kg. :)

- Use escadas e diga não ao elevador.

- Caminhe sempre que possível. Para levar o lixo ao contentor, para ir ao café, para ir à farmácia, passear o cão, etc.

- Arranje companhia para fazer exercício. Com outra pessoa a puxar por nós, ou nós a puxarmos por alguém, torna-se tudo mais fácil e divertido.

- Previna a retenção de líquidos bebendo 1,5 a 2l de água por dia, evitando o sol directo e caminhando 30 minutos todos os dias.

- Previna a obstipação consumindo alimentos ricos em fibra, como pão integral, frutos secos e legumes de folha verde, bebendo água e fazendo exercício.

- Apanhe sol nas horas indicadas para o efeito. O sol é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

- Se tem dificuldades em ganhar cor, use autobronzeador. Muita gente não usa porque acha que fica manchado, mas se fizer tudo bem feito, não corre riscos.
Faça uma esfoliação e hidrate o corpo. Passados uns minutos e, só quando a pele tiver absorvido o creme, passe o autobronzeador. Sempre em pequenas quantidades e espalhando muito bem. Nas zonas mais rugosas, passe menos quantidade. No fim lave muito, muito bem as mãos, para as palmas não ficarem laranja. Deixe o produto secar muito bem e só depois é que se veste.

Eu gosto de usar autobronzeador, principalmente nesta altura do ano, que já apetece roupa leve mas que a cor ainda é muito clara e, o truque que uso é fazer tudo isto à noite, quando já não vou sair de casa. Assim, não corro o risco de estar com pressa e ter de me vestir com o corpo ainda "pegajoso". De manhã já tenho uma cor saudável!

- Alguns alimentos ajudam a pele a bronzear: cenoura, manga, pêssego, damasco, melão, tomate, abóbora, pimento, toranja e papaia.

- Beba água com rodelas de limão. Para além de dar uma frescura à água também ajuda a desentoxicar. A parte negativa, é que o limão quando em contacto com o sol, mancha a pele. Por isso cuidado.

- Coma gelatina antes do jantar. É uma hora critica, em que normalmente temos fome e comemos coisas menos saudáveis. A gelatina faz bem e tem poucas calorias, para além de saciar.

- Adicione sementes de linhaça ao seu iogurte ou cereais. É rica em fibra, em ómega 3 e 6 e muito saciante.

- Tempere com gengibre, pois fornece energia, é saciante e auxilia na digestão.

- Preencha metade do seu prato com legumes e/ou salada.

- Contabilize todo o açúcar escondido que consome por dia. Um pacote em cada café, um pacote no chá, a bolacha aqui, o rebuçado ali, também engordam.

Estes pequenos truques todos juntos, fazem diferença. Pode não ser uma diferença óbvia, mas repetidos diariamente fazem milagres!

Desejo-vos um dia cheio de boas escolhas! ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 23 de abril de 2013

ROSTO BONITO NA PRIMAVERA

Com a chegada da Primavera, claro que chegam também as trocas de roupa, as limpezas de mudança de estação, etc.

Estou entre elas neste momento e, confesso que já estou cansada de tanto limpar e engomar roupa. É trabalhoso, mas no fim, quando tiver a roupa toda organizada, os roupeiros e gavetas com cheiro a lavanda e tudo o resto super arrumadinho e limpo, sinto-me nas nuvens. Desta forma, só me resta continuar a árdua tarefa para poder usufruir dos seus benefícios.

Com todas estas limpezas e mudanças, lembrei-me que seria uma óptimo fazer o mesmo com a minha pele (que bem precisa, sempre). Livrar-me de todas as toxinas que fui guardando religiosamente durante o inverno, parece-me um bom plano para entrar em pleno no calor.

Tenho um livro (que estava esquecido na casa dos meus pais) que dá conselhos sobre cuidados de pele. Lá encontrei algumas dicas, que me parecem acessíveis para purificar a pele na nova estação.

1 - Esfoliar é o 1º passo para eliminar células mortas e para preparar a pele para a Primavera e Verão.

2 - Recuperar luminosidade com sauna facial. A sauna é um bom método de limpeza da pele, já que actua em profundidade, pois o vapor dilata os poros suavemente e aclara a pele livrando-a de toxinas.

Misture água a ferver com 2 ou 3 gotas de óleo essencial.

Bergamota ou limão - peles oleosas.
Camomila ou laranjeira - peles secas.
Lavanda - peles sensíveis.
Sândalo ou rosmaninho - Peles com rugas.

Podem ver outras opções neste post.

3 - Desentoxicar o organismo com leite de argila.

Esta dica é completamente nova para mim. Nunca experimentei. Por um lado sinto-me tentada, por outro receosa. :)

Durante 2 semanas, bebam de manhã um copo de água no qual deixaram a repousar durante toda a noite uma colher de argila. Se se sentirem corajosas (mais ainda) podem misturar a argila com a água, com uma colher de madeira e, beberem tudo.
Fica ao vosso critério.

4 - Drenagem linfática. É uma óptima forma de relaxar as feições e refrescar a pele. Podem ver um vídeo neste post.

5 - Confiem na cavalinha pelas suas propriedades regenerativas. Bebam 1/4 a 1/2 litro por dia da tisana desta planta para estimularem a regeneração da pele.

Desejo-vos um dia muito solarengo e revitalizante! ;) 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EXERCICIOS 2 EM 1

Finalmente o sol deu o ar da sua graça!

Como esta mudança de temperatura ajuda tanto o nosso ânimo. Confesso que estava farta de tanta chuva e frio. Agora já não me custa tirar o rabo da cama e dar uma longa caminhada pela fresquinha e, aproveitar o dia para fazer muitas coisas que durante o tempo chuvoso são muito menos prováveis de fazer.

Agora que o sol já brilha, é inevitável pensarmos na praia, nas férias, no biquíni...
De repente vemos que estamos flácidas e brancas como a cal. Mas nada que com algum empenho não se resolva.

Sou fã de exercícios 2 em 1, ou 3 em 1. Que são simplesmente exercícios que de uma só vez, conseguem trabalhar vários músculos corporais e assim poupar tempo e energia.

Hoje apresento-vos alguns dos mais simples que gosto de fazer, mas fica já a promessa que vou apresentar-vos mais, tal como alguns truques para chegar ao verão em grande forma. ;)
 
1 - Para aquecer todo o corpo, proponho duas posturas de yoga. A 1ª é a postura da tábua/prancha e a 2ª a postura do cão. O ideal é estar 3 segundos na 1ª, 3 segundos na 2ª e voltar a repetir 2 ou 3 vezes essa sequência.


Na postura da tábua contraiam o abdómen e não espetem o rabiosque para cima. O corpo deve estar alinhado. Ao passarem para a postura do cão, lembrem-se que o importante é ter a coluna direita. As pernas podem estar flectidas (como tenho na foto), com o tempo e prática, torna-se mais fácil esticar as pernas e assentar os calcanhares no chão.
 
2 - Para trabalharem pernas, glúteos e braços, os agachamentos são óptimos exercícios. Basta ter uma toalha nas mãos, ou um elástico e, quando fizerem o movimento de "sentar" sobem os braços. Se utilizarem um elástico, ao subirem os braços estiquem um pouco o elástico e, assim o trabalho será maior.


Também podem optar por duas garrafas de água e flectirem os braços quando "sentam".
 
Não se esqueçam de manter os pés à largura das ancas e quando flectem o joelho, tenham cuidado para este não ultrapassar a linha da ponta do pé.
Ao subirem, apertem os glúteos.

 
3 - De pé, com os pés à largura das ancas e 2 pesos nas mãos (ou 2 garrafas de água, ou outro objecto que tenha peso), elevem os braços esticados à altura dos ombros, ao mesmo tempo que levam uma perna atrás e contraem os glúteos.
 
Este exercício trabalha pernas, glúteos e ombros. Para além de trabalhar também o equilíbrio!
Repitam com a outra perna.
 
 
4 - Novamente com uma toalha, casaco ou elástico, coloquem os pés à largura das ancas, orelhas longe dos ombros, costas direitas e abdominais contraídos. Dêem um passo para trás, flictam as pernas (cuidado para o joelho não ultrapassar linha da ponta do pé) e ao mesmo tempo que flectem pernas, rodem a cintura para o lado oposto da perna que andou para trás. Voltem à posição inicial e repitam para o outro lado.
 
 
 Aqui trabalham pernas, glúteos, cintura e braços.
 
5 - De pé, pés à largura das ancas, abdominais contraídos, com 2 garrafas nas mãos (ou outro peso), abram os braços até à altura dos ombros e afastem uma perna.
 

 
Trabalham pernas, ancas, braços/ombros e equilíbrio. Repitam com a outra perna.

 
6 - Por fim, um óptimo exercício para trabalhar a barriguinha ( e não só).
Na postura de prancha, com o abdominal contraído, levem um joelho até ao cotovelo correspondente (ou o mais próximo que conseguirem). Podem também levar o joelho ao cotovelo contrário. É importante terem o abdominal contraído para protegerem as costas (e também para o trabalharem bem).



 Para além dos abdominais, trabalham braços, costas e pernas.

As repetições, deixo ao vosso critério. Consoante a vossa preparação, escolham quantas vezes repetir. Na minha opinião, vale sempre mais fazer poucas repetições bem feitas, do que muitas todas aldrabadas. Se não conseguirem repetir muitas vezes vão aumentando consoante se sentirem preparadas.

Mais uma vez, mantenham sempre a barriga contraída e já agora o rabiosque. Desta forma trabalham a dobrar, para além da postura ser mais correcta.

Espero que tenham gostado destas sugestões. Brevemente trarei mais!

Desejo-vos um dia cheio de energia! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

SALADA COMO PRATO PRINCIPAL

Esta Primavera está longe de ser a Primavera dos nossos sonhos. Está um frio de rachar, dia sim dia não chove, parece que não há calor nem sol à vista!

Mas vamos acreditar que melhores dias virão, que de um dia para o outro fica calor e, as roupas de Inverno serão guardadas e virão as roupas leves e frescas para as substituírem.

Nessa altura, as saladas passarão a fazer parte dos nosso dias.
Por um lado porque nos sabe bem algo leve quando está calor, por outro porque sabemos que nos faz bem e nos ajuda a perder os quilinhos que a roupa quente escondeu.

Existem alguns truques que eu utilizo nas minhas saladas primaveris, para que estas não sejam sensaboronas:

- Utilizar folhas verdes. Podem ser de alface, agrião, rucula, espinafre, etc. Quanto mais escuras, mais saudáveis e são uma óptima base para a salada.

- Juntar vegetais de cores diferentes, para garantir uma grande variedade de antioxidantes. Cebola, cenoura, couve roxa, couve coração, brócolos, courgete, ervilhas, favas, cogumelos, feijão verde, etc.

- Um toque doce com fruta fresca, para uma dose de vitaminas extra. Maçã, laranja, clementinas, pêssego, ananás, kiwi, melão, meloa, tomate... Estão a perceber a ideia, certo?

- Frutos secos, porque são ricos em gorduras saudáveis e dão textura à salada. Nozes, amêndoas, pinhões, avelãs ou caju (sem sal).

- Uma fonte de proteínas. Frango ou peru desfiado, cubos de salmão (ou de outro peixe), atum em conserva, pedaços de requeijão ou de queijo fresco.

- Usar hidratos de carbono, pois ajudam a evitar a fome antes do tempo. Massas das mais variadas formas, de preferência integral, cubos de pão torrado, arroz, batatas assadas no forno ou cozidas em cubos.

- Ervas aromáticas. Coentros, salsa, manjericão, oregãos, cebolinho, hortelã...

- Um toque final com sementes. Gosto muito das sementes de sésamo, mas podem usar de abóbora, de girassol, de linhaça, de chia...

- Temperar. Costumo usar azeite extra virgem e vinagre ou sumo de limão, ou outro tempero dos que sugeri neste post.

Espero que tenham gostado das sugestões.

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de abril de 2013

MANUAL DA ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE, COMA MELHOR, POUPE MAIS

Quem acompanha o blogue sabe da minha preocupação com a alimentação. Dos cuidados que tenho, das regras a que me proponho e das desgraças que de vez em quando cometo.

Gosto de ter uma alimentação saudável, equilibrada e variada. E quando me refiro a saudável, não falo apenas de peixe cozido com legumes, ou saladas sem grande interesse. Para mim só tem piada se tiver muita cor, muita variedade de ingredientes e se for simples de confeccionar, melhor ainda. Não sou extremista ao ponto de não comer este ou aquele alimento (a não ser aqueles que não goste mesmo), mas tenho plena consciência do que me faz bem ou mal. Ouço o que o meu corpo me diz e faço um esforço para responder às suas necessidades.

Portanto, para saber o melhor caminho a seguir, leio muito sobre alimentação e às vezes fico surpreendida com o que aprendo.
A revista Prevenir (uma das que compro mensalmente) fala muito de alimentação e para além de óptimos conselhos, dá a conhecer também aos seus leitores muitos blogues e sites ligados a este tema.

Foi desta forma que fiquei a conhecer o Manual da Alimentação Saudável.

O manual divide-se em quatro partes, onde são dadas dicas sobre o planeamento, a compra, a confecção e a conservação dos alimentos. Sempre com base nas melhores escolhas nutricionais, tendo em conta também os preços dos alimentos e dando exemplos práticos sobre a reutilização de sobras, a poupança de energia e ainda, sugestões de receitas simples e económicas.

Fiquei maravilhada com tanta informação e acredito que seja uma grande ajuda para manter uma alimentação equilibrada gastando menos dinheiro.

Aconselho-vos a darem uma vista de olhos, ou a imprimirem para poderem consultar sempre que sentirem necessidade.

Espero que gostem.

Desejo-vos um dia super equilibrado e saudável! ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 3 de abril de 2013

RECUPERAR DEPOIS DA PÁSCOA

Normalmente fala-se muito de recuperar depois do Natal e Fim de Ano. Nesta altura é que as pessoas cometem muitos excessos, acabando por engordar alguns quilitos e depois de entrarem no novo ano pretendem sempre abatê-los.

Eu, como não sou uma pessoa normal (claro que sou), no Natal e Passagem de Ano portei-me muito bem, portanto tinha de estragar tudo agora na Páscoa.
Foi uma semana simplesmente caótica. Apareciam chocolates de todos os lados, de todos os feitios e sabores...Ora, para alguém que ama chocolate como eu, certamente seria difícil. Para ajudar à festa, foi uma semana com muito trabalho, portanto o stress também contribuiu para pôr o pé na argola.

Resultado, sinto-me mais gorda (ainda não me pesei para confirmar os quilos a mais), empanturrada e muito pouco saudável.
Claro que a minha pele também tinha que se manifestar, portanto apareceram-me umas quantas borbulhas nas faces, enormes e que me doem que se farta. Ah, para não falar da má disposição de 2ª e 3ª-feira.
Se eu sei que estes exageros fazem-me mal, que fico mal disposta, porque é que os faço? Digam-me.

Enfim, agora o mal está feito e enquanto eu me lembrar não farei outro. Portanto há que arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Que é como quem diz, tratar de comer bem e fazer exercício.

Fala-se muito de dietas detox, que como o nome indica, contribuem para desentoxicar o organismo e ajudar a perder alguns quilos. Poderia dizer que acho o máximo e que é isso que vou fazer, mas não. Por um lado porque não acho muito sensato, por outro porque não consigo. Todas as dietas do género que tenho visto, parecem-me demasiado radicais e, sinceramente, passar fome não é propriamente o meu maior desejo.

Desta forma, resta-me evitar tudo aquilo que sei que me faz mal, nomeadamente doces e fritos, apostar na ingestão de fruta, legumes cozidos, estufados e crus, sopas, peixe cozinhado de várias formas, carnes magras e como não podia deixar de ser, beber muita água.

Existem muitos suplementos para ajudar a desentoxicar. A Yves Rocher, por exemplo, tem alguns que basta misturar com água e ir bebendo ao longo do dia. Esta é uma boa solução para quem não tem tempo ou paciência, pois é muito prático. Mas outra solução passa pelo chá verde, que ajuda a limpar o organismo, a perder peso e a reduzir o colesterol.
 
A melhor forma de começar o dia a desentoxicar, é de manhã em jejum, beber um copo de água morna com 3 ou 4 gotas de sumo de limão. Limpa tudo!
 
A juntar a estes cuidados, claro que o exercício físico tem um papel muito importante.

Tenho um grupo de vizinhas, que se junta na altura do bom tempo, para fazer caminhadas. No Verão, a caminhada é depois do jantar e o grupo e grandinho, mas assim que passa essa fase de calor, ficam as resistentes, que dão a caminhada logo de manhã cedo, enquanto a temperatura o permite.
 
Estava programado começarmos as caminhadas matinais esta semana, mas uma vez que a chuva não tem dado tréguas, adiámos para a próxima. Até lá, tenho a minha bicicleta estática para ajudar a queimar calorias, o meu Yoga Detox :) e quem sabe os exercícios do Shaun T. (Destes até tenho medo...)

Para vos inspirar deixo-vos o link de um vídeo com sugestões de sumos que ajudam a limpar o organismo e a tornar a nossa beleza mais evidente. ;) Óptimas dicas!

http://www.youtube.com/watch?v=AfuAiI60KfE

Desejo-vos um dia muito saudável, cheio de energia e motivação! ;)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...