quinta-feira, 27 de setembro de 2012

POUPANÇA E ECONOMIA DOMÉSTICA

«O melhor meio de ganhar é poupar.» - Provérbio popular

Por sugestão da minha cunhada, aqui estou a falar de poupança e economia doméstica.
 
Não é um assunto que esteja directamente relacionado com o objectivo do blog, mas se pensarmos que com todos os cortes de ordenados e aumentos de despesa que temos enfrentado nos últimos dois anos (pelo menos), percebemos facilmente que muita coisa que fazia parte da nossa rotina, ficou para segundo ou terceiro plano.

As idas ao cabeleireiro e esteticista são cada vez mais raras, a compra de produtos de beleza resume-se ao estritamente necessário, o ginásio deixou de fazer parte das prioridades, etc.

Se pudermos poupar em certas coisas, de certeza que conseguimos amealhar algum dinheiro para, pelo menos de vez em quando, oferecermos-nos esses miminhos.

Desta forma, não me parece desadequado falar aqui deste assunto.

Este é um assunto que tem panos para mangas, vamos ver se consigo sintetizar.
:)

- É importante sabermos o que gastamos, onde e como. Por isso, devemos anotar todas as compras que fazemos, até a revistinha no quiosque e os cafés inesperados. Só assim temos consciência de onde podemos cortar.



- Fazer o planeamento semanal das refeições é muito útil, pois permite a utilização racional dos produtos que temos no frigorífico e despensa e, quando temos sobras podemos introduzi-las na ementa. Assim, quando vamos ao super-mercado, já sabemos o que temos de comprar para essa semana e, evita-se comprar coisas que já temos em casa.

- Limitar o uso de detergentes. Há detergentes para tudo e mais alguma coisa, mas na verdade, bastam-nos 2 ou 3 para limparmos a casa toda. Detergente da louça (que dá para lavar fogão e forno, balcão da cozinha, tirar nódoas de toalhas e panos, lavar microondas, frigorífico), detergente multiusos (que dá para chão, casa-de-banho e também para cozinha) e detergente para vidros.



- Para poupar nos detergentes, pode fazer um detergente caseiro. Basta juntar 3 copos de água com um de vinagre num vaporizador. Este detergente, dá para limpar, desengordurar e desinfectar tudo (cozinha, casa-de-banho, vidros, chão, etc). É barato e resulta. O cheiro, a meu ver, é que não é o mais agradável.

- O uso de detergente em excesso, não significa que limpe melhor. Por exemplo no caso da louça, bastam 2 ou 3 gotas de detergente no lava louça e acrescentar água quente. A louça fica limpa e brilhante. Se exagerar, vai demorar mais tempo e gastar mais água a tirar a espuma.

- São de evitar as lavagens de louça (roupa, dentes, cabelo, corpo) com a água a correr. Devemos fechar a água enquanto ensaboamos e depois abrir de novo.

- No caso das máquinas de lavar e secar, o ideal é ligá-las só quando estão com a carga completa.

- Um banho de chuveiro de 5 minutos, com lavagem de cabelo, equivale a 70 Litros de água gastos. Banhos longos são um gasto de água muito grande. 

- Ir às compras com lista, é uma óptima dica para quem quer poupar. Quando fizer a ementa semanal, veja o que tem de comprar e faça a sua lista. Desta forma, evitam-se compras desnecessárias e pouco saudáveis.


- Ter sempre sopa para iniciar a refeição, para além de ser bom para a elegância, também é bom para a carteira, pois assim, não necessitará de uma dose tão grande para o prato principal.

- Tomar o pequeno-almoço em casa, permite escolhas mais saudáveis do que no café ou pastelaria. Com este gesto pode poupar bastante (cerca de 50€ mensais). O mesmo se aplica no almoço, ficará muito mais barato, se levar marmita para o emprego.

Aproveitar sobras para criar novos pratos. Inova na cozinha e poupa.
Por exemplo: um lombo assado pode converter-se em almôndegas, bolonhesa ou croquetes.
Uma posta de bacalhau, pode transforma-se em pastéis, arroz de bacalhau, salada de bacalhau, etc.
Sobras de legumes, podem servir como base para uma sopa, ou para uma quiche de legumes e fiambre.
Pão duro, pode servir para açordas, base de pizzas, tostas, pão ralado...Ou seja, nada se desperdiça, tudo se transforma.

 

- Organize o armário dos detergentes, para não comprar detergentes que tem em casa.

- O frigorífico deve ser limpo em profundidade regularmente, para evitar a acumulação de gelo. Este gesto, evita gastos desnecessários de energia.

- Os alimentos não devem ir quentes para o frigorífico, pois obriga-o a gastar muita energia no seu arrefecimento.

- Desligue o fogão uns minutos antes da comida estar pronta. O calor libertado pelo bico ou forno, acaba o cozinhado e, assim poupa gás ou electricidade.

«Só custa a poupar, o que custa a ganhar.»

É com este provérbio popular que termino este post. Como disse é um assunto longo, por isso voltarei a ele outro dia.

Espero que tenha sido útil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Detergente a 20 cêntimos o litro!
    É multiusos, superconcentrado para misturar com água. http://azulhomcare.com
    Lava as nódoas mais difíceis, uma colher de sopa de detergente poupa 3/4 de detergente na máquina de lavar roupa, deixando a roupa sem nódoas e com as cores vivas.

    ResponderEliminar
  2. Detergente a 20 cêntimos o litro!
    É multiusos, superconcentrado para misturar com água. http://azulhomcare.com
    Lava as nódoas mais difíceis, uma colher de sopa de detergente poupa 3/4 de detergente na máquina de lavar roupa, deixando a roupa sem nódoas e com as cores vivas.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, vou levar algumas comigo..

    Bjos

    http://casacozinhadecoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Helena,
    Desejo que continue o seu trabalho que estimo e admiro pelos conteúdos (tenho praticado algumas hints suas).
    Se me permite, gostaria que acrescentasse mais um tema: controlo e registo de despesas. para o efeito, gostaria de saber se está interessada em que lhe faculte um ficheiro excel que estou a desenvolver e que permite que, após parametrização, consiga identificar todos os movimentos do extrato bancário.
    Acederá a relatórios, agregados ou detalhado, por tipo de despesa (comida, eletricidade, carro, férias, o que entender) por pessoa ou global, e pelo período que entender (ano2015 vs.ano2014, Março vs abril, etc).
    Poderá, assim, ver objetivamante o impacto das suas decisões.
    O mesmo ainda está em desenvolvimento, pelo que seria uma enorme mais valia contar com a sua experiência e bom-senso para "limar certas arestas".
    Ao dispor,
    Bruno (Andrade3k@gmail.com)

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Em relação à lista, deixo uma dica, se me permite...
    Já pratico e é muito útil. O meu esquema é listar - em Excel - todos os produtos que consumo regularmente por categoria (frescos, massas, enlatados, peixe, carne, ...) e imprimo (no verso de folhas "recicladas").
    À medida que os itens se vão gastando, coloco X e fico com a lista metade resolvida.
    Quando vou às compras, apenas verifico na despensa e completo com os restantes artigos.
    No supermercado, com o dedo, vou cortando o papel porque é mais prático do que andar de caneta em riste...
    Obrigado,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno. São opções, sinceramente continuo a preferir a lista tradicicional. Prefiro organizar-me com agenda de papel e funciono melhor escrevendo tudo no papel. Mas de certeza que a sua dica será útil para outros leitores, por isso obrigada pela partilha. Relativamente ao ficheiro excel, agradeço a proposta, mas é como lhe digo, dificilmente resultaria para mim, pelo simples facto de preferir escrever e organizar na agenda. Obrigada.

      Eliminar