domingo, 9 de setembro de 2012

SUMO MULTIVITAMINAS

Há vários anos atrás tive uma pequena anemia e, a minha médica aconselhou-me a beber sumo de beterraba pelo menos dia sim dia não.

Foi das piores experiências que tive.
O sabor era horrível (acho sempre que sabe a terra...), só de pensar que tinha de beber aquela "coisa" ficava agoniada.

Mas lá bebia, a muito custo, como se fosse um medicamento com mau sabor mas de grande valor. E bebia mesmo tipo remédio, de seguida e de preferência sem respirar para não sentir o cheiro. Claro está, que assim que fiquei sem anemia, nunca mais quis ouvir falar de tal sumo.

No entanto, lia varias vezes sobre as vantagens da beterraba no combate contra a falta de ferro, por isso de vez em quando lá ia bebendo.
Mas uma vez tive a maravilhosa ideia de misturar com cenoura. Já era mais agradável, mas continuava a ser um sacrifício.

Há cerca de 3 anos, uma amiga falou-me de novo das maravilhas da beterraba e, das vantagens de consumirmos esse legume.

É rica em fibras, ferro, zinco, potássio, proteínas e ácido fólico. Controla pressão arterial, estimula a memória, tem uma acção depurativa ao nível do sangue e estudos recentes indicam que ajuda a prevenir a demência.

A sua sugestão para ser mais fácil de beber o sumo é misturar maçã. Como é doce torna a experiência mais agradável.

Eu bebo 2 vezes por semana, logo de manhã, antes do pequeno almoço. Assim é mais difícil de ter desculpas tipo:« agora não tenho fome» ou «não tenho tempo» ou ainda «ah...o dia passou e não fiz o sumo...».

Não vou mentir, continuo a não apreciar, mas como já vi que vale a pena (nunca mais tive anemia) faço um esforço. Existem outras formas de consumir este legume, eu como não gosto, só consumo desta forma, mas podem usá-lo em saladas, sopa, arroz, gratinados e até bolos.

A receita do sumo é:
- meia beterraba, uma cenoura, uma maçã e meio copo de água.


Podem fazer no liquidificador (é como faço) ou na máquina de sumos. Fica melhor na máquina, mas como acho que desta forma aproveito todos os benefícios dos legumes e fruta, faço-o assim. 

Espero que gostem. Mesmo que não gostem, espero que bebam ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário