terça-feira, 4 de dezembro de 2012

QUEM QUER ENGORDAR NO NATAL?

Foto: pamelasadesign.blogspot.com
Continuando na saga natalícia, outro assunto a ter em conta nesta altura são as calorias extra que acabamos sempre por consumir.

Longe vão os tempos (felizmente) em que eu me empanturrava tanto, tanto, tanto, que quando voltava às aulas a roupa tinha encolhido toda. :) Era só comer como se não houvesse amanhã. Começávamos a decidir com bastante antecedência as receitas para aquela semaninha e, acreditem, não havia a mínima preocupação com a linha ou com a saúde. Resultado, a comida era tanta que andávamos a comer restos (e pouco saudáveis) durante imenso tempo e, toda a gente se sentia inchada pelos exageros cometidos.

Felizmente ganhámos juízo e, hoje, são feitos poucos doces, evitam-se os fritos e o que sobra (que é pouco) vai para o congelador, para evitar excessos. Isto falando na casa dos meus pais, porque nos meus sogros o caso muda de figura. :) Há uma menina que adora comprar bolos bonitos, grandes e super calóricos. (Alguém se acusa?) A juntar a isso, temos a mousse de chocolate da sogra (maravilhosa), o arroz doce da avó, as filhós e azevias de não sei quem, ah, e chocolate é coisa que não falta naquela casa. Ou seja, tem de haver muito controlo para não se cometer nenhum deslize.

No ano passado uma vizinha minha ensinou-me um truque para os excessos. Comer umas folhinhas de hortelã. Ajuda a digerir e a sensação de enfartamento é amenizada. No entanto, as calorias ingeridas continuam cá e, ainda não começaram a fazer efeito. Mas depressa veremos os resultados.

Nos últimos 3/4 anos, consegui evitar muita coisa e comi só um bocadinho do que mais gostava. Por isso não senti grandes alterações no peso (e a roupa não encolheu). No entanto, acredito que para muita gente não seja fácil resistir e, aquilo que pensamos sempre é que o Natal é só uma vez por ano. E é verdade, o pior é que não cometemos excessos só nesta altura.
E mesmo com a minha técnica, de comer só um bocadinho de tudo, as calorias extra não deixam de ser muitas. Ora vejam:

Bolo-rei - 398 Cal;
Sonhos - 389 Cal;
Rabanadas - 293 Cal;
Arroz doce - 231 Cal;
Leite creme - 162 Cal.

Se consumirmos apenas uma dose de cada um destes pecados, ingerimos 1473 Calorias. Tendo em conta que o recomendado para uma mulher é de 1800Kcal por dia, digamos que só com isto ficamos em maus lençóis.
 
Portanto, talvez seja melhor repensar o Natal.

Na minha opinião, passa por adaptar as receitas da época, fazer exercício (uma caminhada, por exemplo), comer fruta quando temos fome, acompanhar as delicias natalícias com bastantes vegetais (tanto em quantidade como em variedade), comer sopa no inicio da refeição, beber muita água e chá (principalmente com propriedades digestivas) ao longo do dia e evitar o alcool.

Vejamos o que podemos fazer para reduzir calorias:

- Em vez de fritar rabanadas, sonhos etc, podemos colocá-las no forno. Basta cobrir o tabuleiro com papel vegetal e untá-lo com pouco azeite, óleo de amendoim ou de sésamo. (Utilizar um vaporizador de gordura é muito boa ideia).

- Diminuir a quantidade de açúcar da receita original para metade ou 1/3. Em certos caso nem notamos a diferença. Para compensarmos a falta de açúcar, podemos usar canela, nóz moscada, raspa de limão ou de laranja, frutos secos, etc.

- Substituir leite gordo por leite magro, natas gordas por natas magras ou por iogurte grego natural magro.

- Substituir parte da farinha, por farinha integral. Por exemplo, numa receita de 400g de farinha, utilizar 200g de farinha integral.

- Reduzir ao máximo a gordura.

- Para acelerar o metabolismo, alimentos como gengibre, canela, pimenta, ananás, abacaxi, papaia e chá verde, são boas soluções.

E depois do Natal, é só voltar à rotina habitual. Comer com conta, peso e medida e deixar os doces para alturas muito especiais, fazer exercicio, beber muita água, são coisas que ajudam o corpo a livrar-se das toxinas e a voltarmos à nossa excelente forma. ;)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário