segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A MAQUILHAGEM AJUDA OU ATRAPALHA?

A maioria das mulheres gosta de maquilhagem. Umas não vivem sem ela, outras usam-na pontualmente.

Mas cada vez mais cedo, as mulheres (ou meninas) começam a usar maquilhagem e a conhecer todos os truques.

Tenho reparado muito nisso nos últimos tempos e, vejo as minha primas de 14 ou 15 anos super bem maquilhadas, uma vezes exageradas para a idade acabando por dar a ideia de terem 18 ou 19, mas com tudo pensado ao pormenor.

Depois também reparo, que algumas amigas minhas, esquecem-se que já não têm 20 anos e que estão a transmitir a ideia que se acham velhas e querem esconder a idade, atrás de tanta maquilhagem.

As opções são tantas, que é normal nos confundirmos um bocadinho e acabamos por escolher uma maquilhagem que não ajuda, mas atrapalha.

Antes de agarrarmos nas sombras, lápis, máscaras, batons, pincéis e afins, convém pensarmos um pouco em várias coisas.

- Primeiro há que ter em conta a nossa pele, para que ocasião nos vamos maquilhar, a hora, a nossa idade e as nossas caracteristicas fisionómicas.

- A pele é como uma tela. Para receber bem a maquilhagem, tem de estar limpa e hidratada. Convém também termos em conta o tipo de pele, já que uma pele oleosa não pede o mesmo de uma pele seca. Hoje em dia existem muitas opções de produtos. Na hora de comprar convém pensar nisso.

- A escolha da base é muito importante. Mais uma vez há que ter em atenção o tipo de pele e também o tom. A cor da base deve ser o mais próxima do tom de pele. Mais claro ou mais escuro dá ideia de máscara.

- Já o corrector de olheiras deve ser um pouco mais claro que o tom de pele, mas não muito. Se for muito mais claro, dará a impressão que tem 2 manchas nos olhos, tipo panda.

- A maquilhagem de dia não igual à maquilhagem de noite. A noite permite uma maquilhagem carregada, brilhos e por aí. De dia, o melhor é optarmos por algo mais simples. Não quer isto dizer que tenha de ser simplista, mas também não é boa ideia ir trabalhar como se fosse sair à noite.

- A idade também é importante. As adolescentes podem e, devem, abusar da cor, do brilho, etc. Têm pele de bébe (quase) não têm rugas nem manchas, por isso esse exagero, nelas, fica bem. A partir dos 20 e tal, já não é bem assim.

- O que fica bem à sua amiga ou irmã, pode ficar mal em si. Não use porque gosta de ver noutra pessoa, temos de ter em conta o formato do nosso rosto e dos nosso olhos.

- Tenha em conta a sua personalidade. Muitas vezes, as pessoas usam porque é moda, mas não se sentem bem. Se é uma pessoa discreta, porque é que vai usar uma maquilhagem carregada? No entanto se de discreta não tem nada, atreva-se.

- Valorize o que tem de melhor. Se tem olhos bonitos, use a maquilhagem para os tornar ainda mais bonitos, se prefere os seus lábios, sejam eles os destacados. Nunca, valorize tudo ao mesmo tempo, para não dar um ar pesado, ou pior, mascarado.

- Muito importante. Depilação. É horrível ver olhos maquilhados com sobrancelhas por arranjar, ou lábios vermelhos com pelinhos no buço. Mais vale não maquilhar.

- Dependendo do formato do seu olho, escolha a maquilhagem ideal. Veja:

Utilize sombra clara em toda a pálpebra. Depois aplique a sombra escura no terço exterior. Esta pode ser prolongada para cima e para fora, tal como o traço delineador.
Use e abuse de máscara de pestanas.





Para os separar deve usar sombra clara nos cantos internos e sombra escura nos externos. Esta deve ser "puxada"para fora.  Os tons claros aumentam, enquanto os escuros diminuem.
O eye-liner, deve ser usado só nos cantos exteriores.





Opte por um tom médio para a metade interior da pálpebra, para dar a ilusão de maior proximidade entre os olhos;
Aplique tons escuros e neutros no contorno;
Acentue com uma máscara.
 
 
 
 
Para além do formato, também deve ter em conta a cor dos olhos. Se a cor da sombra estiver em harmonia com a cor dos olhos, estes parecerão mais brilhantes. Se pelo contrario, forem contrastantes, intensificam o olhar. Assim, as primeiras devem ser usadas durante o dia, para um ar fresco e tranquilo, enquanto as segundas para a noite, para um maior contraste.
 

Os olhos azuis, pedem azuis, turquesas ou verdes para aumentar tamanho. Para intensificar o olhar, opte por castanhos e pêssegos.
 
 
 
 
 
 
Os olhos verdes, parecem maiores com verde, amarelo ou azul, enquanto a gama lilás os intensifica.
 
 
 
 
 
Para aumentar os olhos castanhos, escolha os tons pêssego e castanhos. Se pretende intensificar, opte pelos azuis e verdes.






Estes são apenas alguns truques para melhorar a maquilhagem. Como em tudo na vida, há sempre excepções à regra. Aí, cada uma de nós terá de procurar aquilo que melhor se adequa às próprias necessidades.

Desejo-vos um dia cheio de boas escolhas! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário