sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FONTES DE INSPIRAÇÃO

No seguimento do post como organizar as refeições, hoje decidi partilhar convosco alguns dos sites/blogues onde me inspiro para as minhas receitas.

Não sou muito adepta de seguir à risca uma receita, talvez por isso não seja uma apaixonada por doces (cozinhá-los), já que estes para saírem bem, a receita tem de ser seguida até ao ínfimo pormenor, quase como se se tratasse de algo cientifico. Talvez seja esta a razão do fracasso de muitos dos meus bolos. :)

Já nas refeições, as coisas mudam de figura. Podemos fazer as alterações que quisermos, que dificilmente iremos estragar o resultado, a não ser que não tenhamos jeitinho nenhum para cozinhar. Assim, perceberão, que sou daquelas pessoas que lê a receita, mas depois muda uma série de coisas. Para mim tem piada ser assim!

Por isso, troco ingredientes quando estes não me agradam ou faço algumas alterações em receitas mais calóricas para torná-las um pouco mais saudáveis. Por exemplo:

- Não faço refogados. Coloco sempre um pouco de água e reduzo a quantidade de gordura.

- Uso preferencialmente azeite. Raramente utilizo margarina (raramente a compro) e o óleo é mesmo só para fritos, que são feitos pontualmente.

- Se a receita exige natas, substituo-as por natas magras, ou de soja, por leite ou por iogurte grego natural.

- No caso do molho béchamel, prefiro ser eu a fazê-lo. Uma colher de azeite, uma de farinha e um copo de leite. Sal e pimenta q.b.

- Gosto muito de utilizar especiarias e ervas aromáticas, mesmo quando a receita não o sugere.

- No caso de não ter algum ingrediente, ou de não gostar de algum existente na receita, substituo-o por outro sem pestanejar.

Dito isto, para os dias em que se sentem pouco criativas, aqui ficam algumas das minhas inspirações:

Delicias e Companhia

Marmita

In the mood for food

Figo Lampo

No Soup For You

Nestlé Fitness

Estes são os meus favoritos, mas existem outros que espreito de vez em quando. Para além de sites/blogues, também recorro a livros, alguns bem velhinhos.

Seria giro, eu lembrar-me de tirar fotos aos meus cozinhados, para depois partilhar convosco. Mas até agora, esse hábito ainda não se interiorizou em mim. Talvez daqui a uns tempos...

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário