segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA TODA A FAMILIA

Quanto mais cedo nos habituamos a determinadas rotinas, mais fácil é fazê-las de forma natural e prazerosa. Os hábitos saudáveis, só podem ser considerados saudáveis se os dividirmos com as pessoas que mais amamos e, se estes contribuírem para a nossa felicidade e harmonia.

Não vale a pena desligarmos a televisão durante a refeição, se toda a família permanecer amuada, calada ou distraída com o telemóvel, quando a intenção de apagar a tv é precisamente para conversarmos e partilharmos ideias com a família.

As coisas que vou sugerir, são bastante simples, mas que do meu ponto de vista fazem toda a diferença na nossa saúde e sanidade mental. Se são coisas que estão ao nosso alcance, penso que vale a pena valorizá-las.

- Lavar as mãos antes das refeições. Este hábito não deve de forma alguma ser negligenciado nem por miúdos nem por graúdos.

- Comer legumes todos os dias, seja na forma de sopa, como acompanhamento, cozidos, grelhados, assados no forno, etc. O importante é que façam parte da alimentação de toda a família e, que sejam vistos como algo indespensável.

- Tal como os legumes, também a fruta deve ser consumida diariamente. 2 a 3 peças por dia (nem sabes o bem que te fazia).

- Mastigar bem a comida, comer calmamente, sem pressa nem medo que a comida fuja. Facilita a digestão e ajuda-nos a saborear.

- Variar, variar, variar. A alimentação para ser saudável, tem de ser variada. Do que vale comer sopa todos os dias, se só comermos creme de batata e cenoura?

- Beber água às refeições em detrimento de sumos e refrigerantes. Se bem que esta ideia (de consumir liquidos à refeição) não é concensual entre os especialistas, uns defendem-na outros não. Portanto, o melhor é termos atenção ao que o nosso corpo diz e, se notarmos que não nos faz mal beber um copo de água à refeição, que assim seja.

- Manter a casa limpa e arrumada. Ninguém consegue descansar numa casa desarrumada e com mau cheiro (digo eu). Todos devem contribuir para que a casa esteja organizada. Cada um arruma o seu quarto, a sua roupa e os seus objectos. Ou seja, as tarefas devem ser divididas pela familia e isso deve ser visto como um dever, como um direito e não como um favor à mãe, ou à esposa.

- Dar "um jeitinho" na casa todos os dias, permite que o fim-de-semana (ou folgas) seja mais produtivo e descansado. Se durante a semana não se ligar nada à casa, chega-se aos dias de descanso com tudo e mais alguma coisa para arrumar e limpar.
Um dia aspira-se e lava-se o chão, no outro passa-se um espanador agarra pó (daqueles descartáveis. São uma grande ajuda no dia-a-dia e, podem ser lavados à mão :) eu faço isso, depois de usar, coloco num recipiente com água quente e detergente da loiça, ficam limpos e depois de secos dá para voltar a usar umas 2 ou 3 vezes), no outro engoma-se roupa, no outro lava-se a casa-de-banho, etc. Mais uma vez, estas pequenas tarefas devem, ser divididas pela familia.

- Quando estender a roupa (ensine também aos filhos e marido) sacuda a roupa, para que fique com o minímo de vincos possível. Ao apanhar, dobre tudo e o que não tiver ser passado, vai logo para a gaveta ou armário. Há coisas que são desnecessárias passar e, assim, para além de energia eléctrica, pupamos tempo.

- De manhã deixe a cama feita e, incuta esse hábito nos miúdos. É um gesto simples, que nos permite dormir numa cama com menos pó e, dá logo um ar mais organizado ao espaço.

- Arrume a cozinha à noite. Mesmo qe não tenha de trabalhar cedo, o facto de deixarmos a cozinha arrumada ajuda-nos a começar o dia com mais calma. Lave a loiça (ou coloque na máquina), passe um esfregão com detergente pelo fogão, para que não acumule sujidade, deite fora o lixo, varra o chão...tudo com a ajuda da familia.

- Tal como a cozinha, a sala também deve ficar arrumada. Não é preciso muito, basta bater as almofadas, dobrar mantas (no caso do inverno), arrumar revistas e livros. 5 minutos bastam para ficar tudo bonito.

- Abra as janelas, de preferência de manhã, para arejar a casa. Ambientes quentes e fechados são o azilo perfeito para ácaros. Deixar a casa apanhar ar e luz natural, só nos traz boas energias.

- Troque escovas de dentes e esponjas de banho, a cada 2 ou 3 meses.

- Toda a familia deve usar fita dentária e lavar os dentes depois das refeições.

- Hidrate a pele todos os dias. Tanto a do rosto como a do corpo. As crianças devem ter este hábito desde cedo. A pele é um órgão e hidratá-la não se trata de um cuidado de beleza, mas sim de um cuidado de saúde. Para os mais preguiçosos (normalmente homens e crianças) compre um óleo corporal. Um óleo de bébé, pode ser usado por todos. Ainda com a pele molhada, basta passar o óleo e depois secar a pele normalmente. Simples e eficaz.

- Usar protector solar diariamente, tanto no inverno como no verão. Este até pode ser o substituto do creme de rosto, assim só se usa um produto. Poupa-se tempo e dinheiro.

- Antes de sair de casa coloquem creme de mãos e batom de cieiro. Principalmente no inverno. Cada um deve ter os seus e o ideal seria levá-los para todo o lado para reaplicar ao longo do dia.

- Beber água durante o dia. Mais uma vez, o ideal seria cada um ter a sua garrafinha e esta acompanhá-lo para todo o lado.

- Praticar exercicio por gosto. Não vale de nada estra inscrita no ginásio, se só lá põe os pés quando o rei faz anos. Tal como não vale de nada o filho andar no futebol, quando o que gosta é de judo. Ou a filha andar no ballet, quando o que a faz delirar é o futebol.
O exercicio deve ser visto como algo essencial á nossa saúde e divertido. Mexam-se, vale tudo. Jogar à apanhada, andar de patins, saltar à corda, nadar, etc. Desde que seja com prazer, tudo é válido!

- Rir, rir, rir...Rir por tudo e por nada. Faz bem e não há nada melhor do que uma familia feliz!

Desejo-vos um dia muito organizado e saudável! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário