quarta-feira, 6 de março de 2013

PLANO DE EXERCICIOS




Já vos falei várias vezes do meu gosto pelo exercício físico, dos benefícios que me traz a todos os níveis e da minha vontade de partilhar isso com toda a gente.

Algumas pessoas perguntam-me se é mesmo assim. Se gosto mesmo, se pratico mesmo, se noto diferenças a nível físico e emocional como tantas vezes refiro. Eu respondo que sim. É mesmo assim, pratico e gosto muito.

No entanto, não pensem que sou uma top model, que pratico exercício só para ser mais magra e conseguir vestir um numero mais baixo de calças, ou que sou completamente viciada em desporto. Não é nada disso. É com grande prazer que faço exercício e faço-o principalmente para me sentir bem e saudável, independentemente do peso que tenho.

Acredito mesmo que a pratica de exercício é tão importante como a alimentação cuidada, como a higiene pessoal, como uma boa noite de sono, como beber água e como evitar o álcool e o tabaco. A sensação que tenho depois do exercício é simplesmente maravilhosa, sinto-me leve, firme, saudável. Isso para mim vale muito.

No entanto não acho que para praticar exercício seja necessário gastar muito dinheiro em ginásios ou em equipamentos xpto. Vale tudo, interessa é mexer o esqueleto!

Por isso insisto tanto neste assunto e, sendo assim, hoje resolvi partilhar algumas ideias para praticar exercício, independentemente da disponibilidade, da idade e da forma física.

Plano A - Para quem não tem tempo/vontade para praticar exercício.

- De manhã, levante-se da cama 5 minutos mais cedo e alongue o corpo.
- Use escadas em detrimento do elevador.
- Saia uma paragem antes do habitual e faça o resto do percurso a pé ou, estacione o carro numa zona mais distante do seu destino.
- Faça pequenas distancias sempre a pé, como ir aos correios, à mercearia, à farmácia, etc.
- Aproveite 10/15 minutos da hora de almoço para caminhar.
- Mantenha os abdominais contraídos durante todo o dia.
- Tenha atenção à postura, caminhe e sente-se direita, com os ombros para trás e para baixo, barriga para dentro e como se um fio a puxasse pelo topo da cabeça.
- À noite, volte a alongar o corpo durante 5 minutos.

Plano B - Para quem tem vontade, mas pouco tempo.

- Caminhe 30 minutos por dia. Estes podem ser seguidos, ou 10 de manhã, 10 ao almoço e 10 ao fim do dia.
- Se tiver possibilidades económicas, procure um ginásio perto do seu local de trabalho, para praticar exercício na sua hora de almoço. Muitos ginásios têm aulas de grupo de 30/45 minutos, ou circuitos de maquinas.
- Faça 30 ou 45 minutos de exercício 3x por semana. Num dia trabalha pernas, noutro braços e noutro abdominais.
- Compre uma bicicleta estática, ou outro aparelho da sua preferência e, pratique todos os dias 10, 20 ou 30 minutos enquanto vê a sua série preferida.

Plano C - Para quem tem tempo e vontade.

Aqui tudo se torna mais fácil, já que com estes dois ingredientes não existe desculpa. Pode fazer o que gosta, quando lhe apetece ou lhe convém.

O importante é manter a motivação e ter objectivos realistas. Na minha opinião não é sensato praticar exercício para perder uns quilos e depois de atingir esses objectivo, voltar à ronha. É importante que seja visto como um hábito saudável e indispensável a uma mente sã num corpo são.

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário