quarta-feira, 5 de junho de 2013

DOCES SABOROSOS E SAUDÁVEIS, PARA O VERÃO

Muitas vezes refiro as escolhas saudáveis que devemos fazer em nome da nossa saúde e linha.

Mas o  que para mim é natural, como substituir natas por iogurte grego, usar menos açúcar e gordura, apostar na canela, noz moscada e gengibre para dar sabor, usar fruta fresca e da época em vez de compotas de compra, para outras pessoas ainda é algo praticamente desconhecido.

Para dar uma ajuda a quem quer mudar alguns hábitos, mas não tem conhecimentos ou imaginação para tal, hoje deixo-vos 2 receitas de sobremesas que acho óptimas para o verão e, são menos calóricas que aquelas a que nos habituámos.

GELADO DE KIWI

Ingredientes para 4 pessoas:
  • 1 Kiwi descascado
  • 1 chávena de chocolate amargo, de preferência com 70% ou mais de cacau
  • 1/2 chávena de óleo de coco











Preparação:

- Corte o kiwi já descascado em rodelas com cerca de 2,5 centímetros.
- Espete um pau de gelado em cada uma das rodelas de kiwi e coloque-as num tabuleiro.  Leve ao congelador durante cerca de 2 horas e meia.
- Derreta o chocolate em banho-maria e adicione o óleo de coco, em seguida deixe arrefecer a mistura até atingir a temperatura ambiente.
- Mergulhe cada kiwi na mistura de chocolate, coloque de novo os gelados de kiwi no tabuleiro e leve novamente ao congelador por mais 45 minutos.
- Retire os gelados de kiwi do congelador e sirva de imediato.

Pode abdicar do óleo de coco e usar só o chocolate, simplesmente não vai ficar tão crocante.

Também pode fazer estes gelados com outra fruta do seu agrado.


GELADO DE BOLACHA E CHOCOLATE

Ingredientes para 6 pessoas:
  • 300 ml de leite de soja
  • 1 vagem de baunilha
  • 2 ovos
  • 2 gemas de ovo
  • 60 g de açúcar amarelo
  • 300 ml de iogurte natural magro
  • 125 g de bolachas com pepitas de chocolate, partidas em bocados pequenos (podem ser bolachas com pouco açúcar, próprias para diabéticos, por exemplo)





Preparação:

- Deite o leite de soja num tacho, junte a vagem de baunilha e deixe ferver em lume brando. Retire do lume, tape a caçarola e deixe arrefecer.
- Bata os ovos e as gemas numa panela de fundo duplo ou numa tigela em banho-maria. Junte o açúcar e continue a bater até a mistura ficar pálida e cremosa.
- Volte a aquecer o leite até ferver ligeiramente e coe-o para a mistura de ovo. Mexa continuamente até o creme engrossar o suficiente para revestir a parte de trás de uma colher.
Retire o creme do lume e deixe ficar a panela ou tigela em água fria para que não cozinhe mais. Lave e seque a vagem de baunilha para uso futuro.
- Adicione o iogurte ao creme e bata até misturar bem. Quando a mistura estiver completamente fria, adicione as bolachas partidas.
- Transfira a mistura para um recipiente de plástico, tape e congele durante cerca de quatro horas. Retire do congelador de hora a hora, transfira para uma tigela gelada e bata vigorosamente para que não se formem cristais de gelo e volte a colocar no congelador. Como alternativa, congele a mistura numa máquina de fazer gelados, seguindo as instruções do fabricante.
- Para servir o gelado de bolacha e chocolate, transfira-o para o frigorífico durante cerca de uma hora. Sirva em bolas.

São boas soluções para as férias, para evitar os gelados de compra e as bolas de berlim, tão comuns nas nossas praias.

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)

Fonte: Receitas Vegetarianas,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário: