quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PLANOS PARA UM SETEMBRO RENOVADOR

Foto: Helena A, Modelo: Alf

Como viram no meu ultimo post, vejo Setembro como uma excelente altura para fazer alterações. Mudar alguns hábitos, recuperar outros eventualmente perdidos no Verão, preparar uma nova fase.

Para isso, não é preciso fazer mudanças drásticas no dia-a-dia. Até porque geralmente quando queremos mudar tudo de uma vez, acabamos por esquecer o mais importante e no final não conseguimos fazer nada do que pretendíamos.

Hoje vou deixar-vos uma lista daquilo que gosto de fazer neste mês, para que os restantes meses até ao fim do ano, me corram bem.

- Fazer uma revisão dos objectivos a curto, médio e longo prazo.
Se ainda não fizeram uma lista de planos/objectivos deste género, aconselho vivamente que o façam. É uma forma de nos mantermos na direcção que pretendemos, sem perdermos tempo com coisas/pessoas que não nos interessam. O segredo é fazer uma lista com objectivos reais e ir fazendo as alterações necessárias ao longo do tempo. É muito mais fácil mantermo-nos no caminho certo. E só desta forma conseguimos perceber se estamos ou não a fazer alguma coisa para alcançar os nossos objectivos. Estes objectivos podem ser profissionais, financeiros, pessoais, ou todos eles.

- Organizar bem os dias, para ter tempo de qualidade de trabalho, lazer e descanso.

- Dedicar 15 minutos por dia, para meditar, reflectir e organizar ideias.
Quem não medita, ou não gosta de organizar ideias, pode dedicar esses 15 minutos a algo que lhe dê prazer: cozinhar, correr, pintar as unhas, ler...

- Verificar gastos até final do ano, para organizar contas. (Presentes de Natal, pagamentos de seguros, quotas da ordem dos arquitectos, etc)

- Fazer um plano de poupança para emergências.
Sempre tive poupanças, mas nos últimos tempos tem sido difícil. No entanto, é preferível poupar pouco, do que não poupar nada. Portanto há que organizar bem as contas, para percebermos onde podemos poupar.

- Destralhar a casa.
Na mudança de estação gosto sempre de ver tudo o que tenho e desfazer-me do que não quero, não uso ou está estragado. Isto serve para roupa, calçado, objectos, electrodomésticos, livros, cd's, etc.

- Limpar a casa profundamente.
Todos os cantos, debaixo de todos os móveis, fios, livros, tudo. Enquanto destralho vou limpando e vice-versa. É uma tarefa demorada, mas compensa bastante. E eu tenho uma teoria. Se tiver a casa organizada as minhas ideias fluem melhor. Já uma amiga minha diz o contrário, quando as ideias andam confusas, a casa transforma-se num caos. De uma forma ou de outra, ter a casa limpa e arrumada ajuda sempre.

- Arejar a casa todas as manhãs.
Tarefa que cumpro religiosamente todas as manhãs há vários anos. O ar fica mais leve e a energia circula muito melhor.

- Trocar pequenos objectos de decoração de Verão, para a decoração de Outono.
Velas de outros tons e aromas, almofadas mais quentes na cor e no tecido, mantinhas no sofá, tapetes felpudos...Dê as boas vindas à nova estação.

- Começar a tirar do roupeiro roupa de Verão que tem a certeza já não será usada este ano. Lavá-la e arrumá-la até o próximo ano.

- O mesmo para o calçado.

- Continuar a fazer exercício físico, de preferência ao ar livre. Aproveitar o excelente clima que temos em Portugal.

- Mudar de cosméticos.
No Verão uso produtos mais leves, já que tenho a pele com tendência a ser oleosa. No Outono/Inverno, prefiro produtos mais hidratantes, mais resistentes, já que a pele fica um pouco mais seca. O próprio mercado disponibiliza produtos novos e diferentes em todas as estações.

- Comprar nova maquilhagem.
Desde vernizes, que os meus estão todos no fim e a ficarem secos, novas sombras que também estão a acabar, nova máscara de pestanas, novo blush com uma cor mais suave para o Outono, e quem sabe um bâton ou dois. As cores ou tons da maquilhagem também devem variar de estação para estação, todas nós sabemos isso.

- Fazer uma limpeza de pele num instituto.
Aqui está uma coisa que não faço há muito tempo. Mas este ano vou fazer (até já marquei). O ideal seria fazermos 2 limpezas de pele por ano, num instituto. Uma no fim do Verão e outra no fim do Inverno. Depois em casa, fazer esfoliação e máscara regularmente para manter a pele limpa e bonita.
A limpeza de pele feita por profissionais é muito mais profunda que a limpeza caseira, portanto a pele fica muito mais limpa e luminosa depois de um tratamento destes.

- Apanhar 10 a 15 minutos de sol diariamente.
Faz bem, ajuda a recarregar baterias, vitamina D, que por sua vez é essencial para a absorção de cálcio, anima e dá uma cor saudável.

- Pesquisar novas receitas saudáveis, que privilegiem os produtos da época.
Assim poupa-se dinheiro, já que os produtos da época são mais baratos, varia-se na alimentação e ficamos elegantes, bonitos e saudáveis.

Estes são os meus planos principais para ter um mês de Setembro renovador e tranquilo!

Espero que tenham gostado! ;)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário