Procrastinação, basicamente é deixar para amanhã o que se deve fazer hoje.
Longe vai o tempo em que eu era assim. Adiava, adiava, adiava até não dar mais. Mas a sensação era horrível, quanto mais adiava, mais me sentia ansiosa e frustrada. Depois as coisas importantes eram feitas em cima do joelho e claro que isso não dava um grande resultado. Costuma-se dizer que depressa e bem, não há quem.
Com o tempo e a idade, não sei muito bem como nem porquê, comecei a perceber que tinha de mudar esse hábito. De nada me servia ir adiando as coisas importantes, pois mais tarde ou mais cedo teria que as fazer. E aqui englobam-se também decisões, atitudes, conversas que foram adiadas e que de nada me serviram. Com o tempo, percebi que o melhor era encarar as coisas na altura certa. Por muito difícil ou chato que fosse, depois de resolvido era um peso que saía dos meus ombros e não há nada melhor que a sensação de dever cumprido.
E hoje posso dizer que enfrento a procrastinação de frente. E raramente deixo para amanhã o que posso fazer hoje.
Tenho alguns truques, que penso serem básicos, mas que me ajudam nesta tarefa:
- Organizar as tarefas. É de facto importante para mim saber o que tenho para fazer e quando. Normalmente organizo tudo que tenho para fazer mensalmente (incluo tarefas domésticas, pagamento de contas, assuntos burocráticos que possam existir, trabalho, objectivos, exercício físico, compras...), depois todas as semanas vou actualizando as tarefas. Gosto de usar a agenda de papel, comigo funciona muito bem, mas cada pessoa deve escolher a forma mais conveniente para si.
- Começar pelas tarefas importantes. Se são importantes devem ser logo executadas, deixando logo a consciência mais leve depois de as terminar.
- Simplificar. Se a tarefa for muito longa, divido a tarefa por fases e/ou por dias.
- Se a tarefa for chata mas não muito importante, divido-a por fases muito pequenas. Por exemplo 10 minutos por dia. Assim não custa tanto e quando dou por isso a tarefa está terminada.
- Intercalar as tarefas chatas com tarefas agradáveis e motivantes. Um exemplo que pode parecer disparatado, mas que é real. Há posturas de Yoga das quais preferia fugir a 7 pés, mas sei que as devo fazer por vários motivos, então vou colocando-as no meio das que mais gosto de fazer. Assim não me custa tanto e faço tudo o que é importante. Isto mais uma vez mostra que podemos trazer para fora do tapete certas lições, nomeadamente esta, o facto de ser mais fácil fazermos algo que não gostamos no meio de algo que adoramos.
- Ser realista. É importante organizar o dia de forma realista. Não vale de nada encher a agenda de tarefas que não conseguiremos realizar. Isso só nos deixa mais ansiosos.
- Ter prazer. Mesmo que seja a tarefa mais chata do mundo, tento sempre tirar algo de positivo daí. A tarefa terá que ser executada de uma forma ou de outra, então que no mínimo eu me sinta bem com ela. Por exemplo, esta semana passei uma tarde na loja do cidadão para tratar de um assunto chaaato e pendeeeente. Aproveitei para acabar de ler um livro. Foi uma seca que acabou por compensar. :)
- Descansar. Deveras importante. Durante uns meses tentei acompanhar os sonos do meu marido. Mas não dá. Ele dorme 6 horas e acorda fresquinho, eu preciso de 8, no mínimo 7. Portanto deito-me 1 hora (pelo menos) mais cedo que ele (levantamo-nos à mesma hora). Caso contrario, o meu dia não rende. Ando mole, sem energia, demoro muito tempo a desempenhar as tarefas, basicamente ando a dormir em pé. Se dormir as horas necessárias, o dia parece que tem 34 horas, dá para tudo o que planeei.
Seria hipócrita se dissesse que não adio tarefas, mas faço um esforço para realizar tudo aquilo a que me proponho. O facto de estar desempregada, não quer dizer que esteja desocupada. É uma questão de princípios, de motivação. É um esforço que a meu ver compensa muito.
Ainda há coisas que quero mudar nos meus dias, nomeadamente levantar-me mais cedo para meditar e praticar Yoga. São duas coisas que me ajudam muito e que faço praticamente todos os dias, mas de manhã têm outro poder.
E por aí, há muita gente a procrastinar ou nem por isso? :)
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