quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A ARTE DE DESTRALHAR

Foto retirada da internet. Autor desconhecido.

Ontem durante o jantar, a minha cunhada perguntou-me se já destralhei tudo.
 
"- Ainda não! É um processo longo."
 
Ela por sua vez, parece que também tem alguma vontade de destralhar, mas ao que parece ainda não teve coragem de começar.
 
Muitas vezes o problema é mesmo este. Começar. Mas também é um problema, o facto de acharmos que temos de fazer tudo de uma vez. Mas não tem de ser assim. Aliás, é melhor nem ser assim.
 
As más decisões tomam-se em alturas de stress e de pressão, portanto destralhar, desfazermo-nos de coisas que fazem parte da nossa vida há muito tempo, decidir de ânimo leve o que fica e o que vai, à pressa, provavelmente a tarefa irá ficar a meio.
 
Sendo assim, a minha sugestão (e o conselho dos entendidos no assunto) é ir fazendo as coisas com calma e por fases.
 
Eu gosto de começar numa divisão e destralhar tudo aí, só depois passo para outra e por aí fora. Passado um tempo, chego à conclusão que não destralhei tudo e que ainda tenho coisas desnecessárias e que posso desfazer-me delas. Volto a recomeçar e faço isto as vezes que achar necessárias.
 
Mas quem não tem tempo para fazer tudo numa divisão, ou simplesmente acha esta tarefa aborrecida, o segredo é fazer 10 ou 15 minutos todos os dias. Hoje destralha uma gaveta, amanhã outra, no outro dia uma prateleira, etc, etc, etc. até que já está tudo destralhado.
 
Vou mostrar-vos o que ainda tenho de destralhar..
 
A minha casa é pequena, portanto não é muito boa ideia ter muita coisa. Por outro lado não sou de ter muita coisa, mas (há sempre um mas) se não tenho cuidado acabo por acumular coisas desnecessárias. E as coisas que mais acumulei durante anos são:
- Livros, dvd's e revistas. Principalmente revistas. Tenho muitas aqui em casa e deixei uma bela colecção na casa dos meus pais.
 
No entanto, desde que comecei a destralhar percebi que tenho todas as facturas (devidamente arrumadas) desde que arrendámos a casa (luz, água, etc), extractos bancários, facturas de electrodomésticos, agendas com anos, com apontamentos de trabalho, desenhos da minha sobrinha e afilhada, livros que não li e que sei que não vou ler (ofertas de revistas), o meu portátil tem tralha que nunca mais acaba, tenho programas que nunca usei e nem sei para que servem, tenho ainda vários cd's com trabalhos de faculdade... portanto tralha é coisa que não falta na minha vida.
Depois há ainda a questão da roupa (nossa, de cama, toalhas de casa-de-banho e toalhas de cozinha)
Portanto fiz uma lista de tudo o que tenho de destralhar, mas que será feito por etapas e será revisto depois de algum tempo, pois há sempre tendência para voltar a acumular.
 
Quarto:
Tenho de fazer uma longa revisão da roupa do meu marido. Ele tem coisas que nem se lembra ter. Para isso preciso da sua ajuda, pois há coisas que acho giras mas que ele já não gosta.
 
Depois vem a minha roupa. Aqui já não é grave, já que todas as estações faço uma limpeza, mas acho que ainda tenho coisas guardadas que podem ser doadas, porque não as visto.
 
Escritório:
Aqui está a tarefa maior.
 
Ver todas as facturas que já podem ser jogadas fora. As da água, luz, etc, supostamente devem ser mantidas durante 6 meses. Mas há quem aconselhe 5 anos. Estou na duvida. Sabem alguma coisa sobre o assunto?
As facturas dos electrodomésticos cuja garantia já tenha terminado (quase todos os que temos), podem ser deitadas fora.
Documentos/comprovativos de IRS, devem ser mantidos durante 5 anos.
Ou seja, aqui há pouco a fazer, já que tenho tudo organizado numa pasta e num dossier.
 
Ver as tais agendas, pois estão guardadas porque têm apontamentos sobre assuntos relacionados com trabalhos. Burocracias, etc. Basta seleccionar a informação que me interessa, passar para um caderno onde escrevo vários apontamentos do género e deitar as agendas fora.
 
No portátil, tenho de desinstalar todos os programas que não uso. Ver todas as pastas de trabalho e pessoais e apagar tudo aquilo que não interessa. As fotografias também têm de ser revistas, apagadas as repetidas, as desfocadas, as feias... Reorganizá-las em pastas por anos e meses.
 
Canalizar tudo o que me interessa dos cd's do tempo de faculdade apenas num. De certeza que não tenho muita coisa que queira guardar. Licenciei-me há 7 anos e nunca voltei a consultar nada, não há-de ser agora que terei necessidade de ver.
 
Em termos de revistas, já comecei a fazer o destralhamento. Mantenho as de arquitectura (que são muitas) e as do ultimo ano, porque gosto de voltar a ler e consultar. Quanto às revistas de arquitectura, não sei ainda o que fazer. Estão ali umas centenas de euros (tenho revistas de 50€) e apesar de estarem um pouco desactualizadas, gosto de as ter. Daqui a uns tempos volto a pensar no assunto, mas por agora vou mantê-las.
 
Os desenhos da sobrinha e afilhada, vou manter. Vou comprar um dossier bonito para o efeito. Tenho um desenho feito pela minha sobrinha em 2007 do nosso gato Tobias. Ela tinha 5 anos, como posso desfazer-me deste desenho? Nem dos outros. São todos bonitos e especiais, ofertas de aniversário, de Natal, até de dia dos namorados! :)
 
Sala:
Na sala já destralhei praticamente tudo o que havia para destralhar. Os dvd's estão em caixas no sótão da minha mãe e no da minha sogra. É batota, porque simplesmente os levei para outro sitio. Mas a verdade é que gosto muito de cinema e simplesmente não os tenho em casa porque não tenho espaço. Quando tiver outra casa, faço questão de mantê-los.
 
Quanto aos livros, dei-os à minha mãe. São do género que ela gosta, portanto estão bem entregues.
 
No resto da casa o destralhamento vais sendo feito diariamente. Basicamente o resto da tarefa resume-se a organizar tudo o que fica. Muitas vezes habituamo-nos a arrumar as coisas de determinada forma, mas com pequenas alterações ganhamos muito espaço e arrumação.
 
Hoje por exemplo, destralhei a maquilhagem. Tinha uma mala daquelas que têm sombras, batons e vernizes, com alguns anos. Quase nunca a usei e os vernizes e batons até os dei à minha sobrinha para ela brincar. Hoje joguei as sombras fora e na malinha (que é muito gira) guardei a maquilhagem que uso com mais frequência (Base, corrector, pó, blush, rimel, 2 sombras, 2 lápis e pincel de blush). Assim fica tudo organizado e não preciso andar a procurar na altura de me maquilhar.

Estes cuidados, servem simplesmente para simplificar a vida. Tornam mais fáceis as tarefas domésticas já que há menos coisas para limpar, sabemos sempre onde temos tudo, é mais fácil arrumar na correria do dia-a-dia, sabemos tudo o que temos portanto não gastamos dinheiro a comprar coisas repetidas, usamos tudo o que temos (roupa, por exemplo) e sentimo-nos leves.

E vocês, gostam de destralhar ou de acumular? ;)






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu sou mais de acumular, mas quando ganho coragem para destralhar, sinto-me leeeve... muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é que o facto de acumulares, não te dificulte a vida. Mas se te sentes leve depois de destralhares, é porque conheces bem os beneficios de destralhar o que não precisas. Eu adoro destralhar, e por acaso estou a precisar de um destralhamento cá por casa. :) Obrigada pelo comentário.

      Eliminar