terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ORGANIZAR A CONSOADA

De hoje a duas semanas estamos na véspera de Natal. Parece-me boa altura para começar a preparar a consoada, sem pressas, sem stresses, sem correrias.

Lembro-me de passar a véspera de Natal, inteira a cozinhar. Fazia quiches, arroz doce, tarte de natas, brigadeiros, tudo o que me lembrasse e gostasse. Lembro-me de comer ao almoço, na véspera de Natal, uma grande taça de arroz doce acabado de fazer, ainda super quente, cheio de canela... E lembro-me também da árdua tarefa de lavar loiça a seguir. Na altura não me custava muito, apesar de não ser uma tarefa que apreciasse, como só lavava a loiça quando o rei fazia anos, não havia grande problema. Mas agora já não me apanham. :) Sempre que posso, fujo dela a 7 pés. Portanto, também me organizo melhor na escolha de doces que faço, de forma a não passar horas a limpar e a lavar.

Dito isto, mais uma vez, a organização é super importante para que esta data em família, corra bem, sem contratempos. Porque o Pai Natal (ou Menino Jesus...eu sou do tempo que o Menino Jesus é que dava as prendas) só chega à Meia Noite e temos de esperar muito até podermos abrir as prendas. Por isso, não podemos estar cansadas e ensonadas (e "rabujas")!

. Começar a organizar tudo com antecedência - listas, listas e mais listas. Lista de compras, lista de convidados, lista de presentes, ementa, etc.

. Criar o ambiente - Decorar a casa com luzes, velas aromáticas de canela e azevinho (na loja espaço casa 2,29€), toalha e guardanapos com renas ou outros desenhos de Natal, músicas de Natal...

. Ceia com comida e doces tradicionais, e vários legumes e frutas para acompanhar.

. Actividades Natalícias - Enquanto o Pai Natal não chega, há que entreter pequenos e graúdos. Jogos de cartas, jogos de tabuleiro, consolas, ver o "Sozinho em Casa" (ou outro filme de Natal)... vale tudo, desde que seja divertido.

. Tirar muitas fotos para mais tarde recordar - Um retrato de família é sempre bonito, mas também é triste quando vemos os mais antigos e algumas pessoas já não estão entre nós. Mas é sempre bonito recordar o momento da abertura de prendas, principalmente quando há crianças pequenas, as brincadeiras e tudo isso.

E vocês, já começaram a preparar a consoada? :)

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário