quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

APARÊNCIA FISICA

Como sabem, falo muito de exercício físico, de alimentação saudável e de tudo o que considero importante para nos sentirmos bem e sermos saudáveis. No entanto, não quero com isto dizer que temos de ser todos magros e super elegantes, pois saúde e bem-estar não estão propriamente ligados ao peso corporal e à aparência física.
 
Eu tenho alguns cuidados com a a minha aparência. Gosto de praticar exercício, tenho cuidado com a alimentação, entre outros cuidados, porque gosto de me manter no meu peso ideal, de me sentir bem e de me sentir saudável. E porquê? Porque sei o que é ser gordinha.
 
Aos 13 anos, eu tinha quase 80kg (hoje não chego aos 70kg). Um dia, fui com a minha mãe às compras e, experimentei umas calças de ganga na Zara que não me serviram. A minha mãe pediu à empregada que estava nos provadores para trazer o numero acima e a rapariga olhou para mim e disse: "Não há nenhum numero acima deste. O 44 é o máximo."
Lembro-me da cara da minha mãe, que olhou para mim resignada e encolheu os ombros, como quem diz: "Paciência."
Eu tinha 13 anos. Por isso quando alguém me diz que para mim é fácil falar, porque sou magra, conto-lhe este episódio. Falar não é fácil. Se falo é porque sei do que falo.

Nessas férias de Verão, resolvi começar a fazer exercício. Saltava à corda, andava de bicicleta e fazia os exercícios que as revistas que lia (Super Jovem, Super Pop) publicavam. Nessa altura comecei a emagrecer e também a gostar de exercício. Continuei a ser uma miúda cheinha, mas nunca achei que isso tivesse alguma coisa de mal. Até porque gostava muito de comer e mesmo fazendo mais exercício, a comidinha não podia faltar.
 
Hoje, quase 20 anos depois, tenho o peso ideal para a minha altura, sinto-me muito bem na minha pele e gosto muito, mesmo muito de cuidar de mim. Mas nunca, nunca mesmo, me passou pela cabeça ter 50kg, ou que o meu corpo teria de ser como o de uma modelo, ou isto ou aquilo.
 
Cada pessoa tem a sua estrutura e há coisas que não podem ser mudadas, por muito exercício ou dietas que façamos. Por isso, na minha modesta opinião, o importante é cuidarmos de nós como um todo. Ter uma alimentação equilibrada, praticar desporto, dormir bem, vestir roupa que nos valorize, ter a pele bonita, a depilação feita,  as unhas arranjadas, não fumar, não beber, são aspectos que contribuem para nos sentirmos melhor independentemente do valor que a balança apresenta. 
 
Uma dica, valoriza aquilo que mais gostas mais em ti. Como? Olha-te ao espelho e escolhe 3 coisas que gostas. É o cabelo? As pernas? Os olhos? As mãos?
Então valoriza-as muito. Usa um champô que te deixe o cabelo ainda mais brilhante e saudável, usa calções, saias, vestidos e calças que mostrem as pernas lindas que tens, maquilha os olhos de forma a que sobressaiam do teu rosto, cuida das tuas mãos, pinta as unhas com cores que te fiquem bem e, por aí...

Daqui a um tempo, volta a fazer este exercício e escolhe outras 3 coisas que gostas em ti, sem repetir as primeiras e, volta a valorizá-las. Vais ver que em pouco tempo, gostarás mais de ti e o teu peso já não será tão importante.

Mas acredita, que desta forma, será muito mais fácil fazeres opções correctas para que te sintas bem.

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário