sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PRÓS E CONTRA DE TRABALHAR EM CASA - A MINHA EXPERIÊNCIA

Como em tudo na vida, trabalhar em casa tem os seus prós e contras.

Pode parecer uma ideia aliciante, no entanto tem muitas ratoeiras e, se não houver organização é o caos total.

Trabalho em casa há cerca de 2 anos. Não foi uma opção própria, mas depois de fechar a minha empresa não encontrei trabalho. O mercado de trabalho está complicado, portanto optei, embora um pouco contrariada, por trabalhar em casa como arquitecta freelancer e também como explicadora.

No inicio, foi muito complicado. Muito mesmo. Um pouco por existir o estigma que quem está em casa não trabalha. Talvez na minha cabeça, também existisse esse estigma, mas era complicado ter sempre alguém a perguntar-me se não trabalhava, se isto, se aquilo. Diga-se que também a zona onde vivo não ajuda muito e que aqui, as pessoas preocupam-se demasiado com a vida dos outros. Mas passados 2 anos, passo completamente ao lado das perguntas tolas.

Sendo assim, quais são os prós e contras de trabalhar em casa?

Prós
. Regra geral, se trabalhas em casa és o teu próprio patrão, logo não tens que responder às ordens de um superior.
. Podes organizar as tarefas para trabalhares no melhor horário para ti.
. Comes em casa, logo fazes melhores escolhas alimentares.
. Não gastas dinheiro em deslocações.
. Não te stressas com filas de transito para chegares ao teu local de trabalho.
. Não tens colegas chatos.

Contras:
. Se não te organizares bem, é fácil o tempo passar e não fazeres nada.
. Há muitas distracções.
. É difícil separar a vida doméstica da vida profissional.
. Não sentes necessidade de te arranjares e podes ficar um pouco desleixada.
. Não socializas, não trocas ideias, não trocas experiências e não aprendes com outras pessoas.
. Nem sempre é adequado receberes clientes em casa.

Dicas para trabalhar produtivamente em casa:
. Tem um local próprio para trabalhar, de preferência uma divisão só para essa função, bem iluminada e arejada.
. Organiza o teu espaço de trabalho de acordo com a tua profissão.
. Estipula um horário de trabalho e cumpre-o.
. Organiza o trabalho, tendo em conta os prazos que tens de cumprir.
. Na hora de trabalho, não estejas em redes sociais, porque vais distrair-te sempre.
. Utiliza a internet só para trabalhar, caso necessites.
. Faz uma pausa a meio da manhã e outra a meio da tarde. Se for possível, sai para tomar café e apanhar um pouco de ar.
. Veste roupa de trabalho e arranja-te como se fosses sair de casa.

Quando alguém me pergunta se prefiro trabalhar em casa ou fora, decididamente respondo fora. Sinto muita falta da interacção com outras pessoas, ainda para mais quando trabalhei num escritório com uma equipa de 6 ou 7 pessoas, sempre envolvida em vários projectos, com dias bastante preenchidos. No entanto, neste momento, tendo em conta toda a actualidade, sinto-me bem a trabalhar assim.

A minha maior dificuldade é mesmo separar a vida doméstica da vida profissional. Por um lado sou muito melhor a trabalhar de manhã, mas por outro lado, gosto de arrumar e organizar tudo antes de começar a trabalhar. Acabando assim, por começar a trabalhar muitas vezes a meio da manhã, ou mais tarde ainda. De qualquer forma, as coisas têm corrido bem. Nunca falhei um prazo de entrega de arquitectura, consigo organizar a explicação de várias disciplinas, de estudar algumas matérias que estão esquecidas, preparar fichas de trabalho, organizar a casa, as refeições, as compras e ainda cuidar de mim, fazer exercício, meditar, ler, etc.

Basicamente, com organização, tudo se consegue. É a solução ideal? Não, para mim, não é. Mas é a solução possível neste momento, portanto, que seja.

E vocês, gostam de trabalhar em casa, ou preferem sair para trabalhar?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu trabalho em casa a 3 anos... eu gosto pois tenho 4 filhos, assim posso ajudar no orçamento sem ter que deixá-los com alguém, claro que é necessário bastante organização de tempo e espaço, senão as tarefas se confundem e nada dá certo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Daniete, se não houver organização é uma confusão. Mas quando se quer, tudo se consegue, não é verdade? Obrigada pelo teu comentário. :)

      Eliminar