quarta-feira, 16 de abril de 2014

A TÉCNICA DO POMODORO

Para quem não sabe, pomodoro significa tomate em italiano.

Pomodoro é também o nome dado a uma técnica de produtividade, precisamente porque o seu autor utilizava um contador de tempo em forma de tomate (daqueles que se utilizam na cozinha).

E o que é a técnica do pomodoro?

Sucintamente, um pomodoro são blocos de 30 minutos, onde 25 minutos são de trabalho e 5 minutos de descanso. De 4 em 4 pomodoros, é feita uma pausa maior de 15 a 30 minutos.

É uma técnica de trabalho que aprecio e que comigo resulta. Durante 25 minutos é possível estar totalmente focada numa tarefa e em 5 minutos posso fazer outras coisas que não estejam relacionadas com trabalho. O problema é que nem todos os trabalhos permitem que uma pessoa esteja a trabalhar 25 minutos e pare 5.

Neste momento que trabalho sozinha, esta técnica é perfeita e funciona muito bem. Mas isso é quando estou de volta das arquitecturas ou a fazer fichas para os meus explicandos. Porque se estiver a dar explicações não é de todo possível: "Oh Joãozinho, cala-te lá que eu agora tenho de estar focada" ou então "Agora tens de me dar 5 minutos, depois já te tiro as dúvidas". Não dava, 'né?

E noutras circunstâncias certamente será também difícil.

Mas com o pomodoro, consegui finalmente separar a vida doméstica do trabalho. Começo a trabalhar às 9 horas e antes disso já organizei uma serie de coisas em casa. Depois trabalho 25 minutos e nos 5 de intervalo vou fazendo o que ficou inacabado. Assim deixo de ter a sensação que me estou a dedicar demasiado à casa em detrimento do trabalho, ou deixo de me stressar por estar a ver coisas fora do lugar à minha volta, pois sei que de 25 em 25 minutos, poderei fazer uma serie de tarefas.

E por aí, alguém utiliza a técnica do pomodoro no seu dia-a-dia?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário