segunda-feira, 28 de julho de 2014

COMO EVITAR O SÍDROME PÓS-FÉRIAS, SE ESTIVERES DESEMPREGADA

Helena A.
Neste caso não se aplica o facto de ter ou não vontade de voltar ao trabalho, porque não o tens. Mas o facto de não ter trabalho depois das férias, pode ser ainda pior, do que ter de pensar no regresso ao mesmo. Eu sei o que é!

Por isso, sinto-me capaz de dar algumas dicas, que não são nada de extraordinário, mas que podem ajudar nesta altura.

- Não te culpes por estares desempregada - É uma fase, não é um estado de alma. Por isso não entres naquele sentimento de "toda a gente trabalha menos eu". Além disso, desempregado não é o mesmo que desocupado.

- Cria uma nova rotina e cumpre-a - Não digo para te levantares à mesma hora de quando ias trabalhar, mas tenta levantar-te cedo, tomar o pequeno-almoço e fazer uma vida normal. Não durmas de dia, para estares a ver televisão até às tantas, pois não é nada saudável e vais ter a sensação que não fazes nada.

- Mantém bons hábitos - Alimenta-te bem, exercita-te, cozinha, arruma a casa, etc. O facto de te alimentares bem e de teres o teu espaço organizado, por exemplo, vai ajudar-te muito psicologicamente para além de ocupares o tempo que tens livre.

- Aproveita para fazeres coisas que foste adiando por falta de tempo - Mesmo que sejam coisas simples como organizar um álbum de fotografias ou ler alguns livros que estão na prateleira, estás a investir o teu tempo numa coisa que antes não tiveste disponibilidade para fazer. Também podes aprender algo novo, uma língua, a costurar, etc.

- Cuida-te - Continua a cuidar da tua imagem como antes. Mesmo que agora não tenhas possibilidades económicas para ir tantas vezes ao cabeleireiro ou ao ginásio, existem outras formas de o fazeres, pinta o cabelo em casa, arranja as tuas unhas, maquilha-te, dá caminhadas, etc.

- Sai de casa - Combina qualquer coisa com uma amiga por exemplo, mas não te isoles em casa.

- Afasta-te dos pessimistas - Aqui não são os que te lembram que as férias estão no fim, são os outros. Os muito maus, que te lembram que estás sem trabalho, que as coisas estão difíceis, que a filha da prima da vizinha está desempregada há 5 anos, que isto e que aquilo. Gente assim, não obrigada.

- Já agora, afasta-te dos cuscos - Aquelas pessoas que querem saber da tua vida, sabes? «Então ainda não arranjaste trabalho?», «Então já procuraste aqui e ali?» Afinal, só querem saber do que não lhes diz respeito. Usa esta técnica: «Ai vizinha, adorava ficar a falar consigo, mas tenho um compromisso inadiável...». E chega!

- Continua a procurar trabalho - Não caias no erro de pensar que o centro de emprego te arranjará trabalho. Era bom, mas não funciona assim.

- Mantém-te a par da tua área de trabalho - Todos os dias acontecem coisas novas, cria-se algo novo, evolui-se. Deves manter-te a par de tudo, para estares sempre preparada.

E mantém a motivação, porque melhores dias virão de certeza. A vida é um ciclo, tem os seus altos e baixos e, nós só temos de dar tempo ao tempo. :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário