segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - ACUMULAR

Acumular raramente é sinónimo de algo bom.

Seja acumular tralha, acumular tarefas inacabadas, acumular lixo, acumular peso, acumular despesas, acumular dividas... Nada disso é bom e as consequências do "deixa andar" podem ser desastrosas.

Fazer de conta que não se passa nada não vai resolver as questões e se deixares de acumular coisas que te prejudicam, deixas de acumular também preocupações e stress. Por isso, a minha primeira dica de organização é pores um ponto final a esses "acumulos maléficos" que tens na tua vida.

Faz uma pausa e pensa nas coisas prejudiciais que tens acumulado e por onde deves começar. Começa por dar pequenos passos porque esse acumular não aconteceu de um dia para o outro, por isso não será de um dia para o outro que irá desaparecer.

Tens muita tralha, coisas desnecessarias que não usas?
Vai destralhando aos poucos, hoje uma gaveta, amanhã outra... e leva essa tarefa até ao fim, nem que seja com 10 minutos diários. Quando deres por ti, está tudo destralhado.

Começas dezenas de tarefas e não as terminas?
Começa também por terminar uma hoje, outra amanhã e por aí. Se não começares, não terminarás nunca.

Tens muitas contas acumuladas e já te estás a endividar?
Dependendo da gravidade da situação, tenta negociar com o banco ou com a entidade a quem deves dinheiro. É melhor pagares pouco todos os meses, do que não pagares. Se for necessário revê as tuas prioridades, onde podes cortar para poupares dinheiro? Precisas mesmo de 20 pares de sapatos? Será que podes vender algumas coisas que tens em excesso para ganhares algum dinheiro e liquidar dividas? Lembra-te que a tua prioridade é não acumular dividas, certo?

Tens peso a mais?
Se for muito peso, procura ajuda médica para que tenhas o acompanhamento adequado em relação à tua alimentação. Pratica exercício físico, caminha mais, não compres guloseimas para casa ou para o escritório. Revê todos os teus hábitos de maneira a conseguires alterar aquilo que prejudica o teu peso. Lembra-te que não acumulaste peso de repente, portanto não queiras perdê-lo num abrir e fechar de olhos. Tudo leva o seu tempo, nada de dietas loucas.

Seja o que for que andes a acumular de negativo, faz um esforço por mudar e resolver. Certamente sentirás um grande alivio depois e terás uma vida mais calma e relaxada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário