terça-feira, 9 de setembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - LEITURA

Ler é dos meus passatempos favoritos.

A leitura permite-nos alargar horizontes, viajar sem sair do mesmo local, aprender sobre os mais variados temas, aumentar o nosso vocabulário, aumentar a nossa capacidade de raciocínio, aumentar a nossa concentração...

Apesar de todos estes benefícios, nem sempre é possível ler e se não for um habito incutido desde cedo, a maioria das pessoas não o ganha. E depois passam-se anos e anos sem se ler um único livro. O que é estranho...

Bem, se queres ler e absorver todos os benefícios que advêm da leitura, mas queixas-te da falta de tempo, tenho umas dicas infalíveis, que por acaso também utilizo.

Primeiro tens de perceber que tipo de leitora és. És daquelas pessoas que consegue ler em qualquer sitio, que nada te perturba? Ou és das que só consegue ler em silencio e de preferência em casa (como eu)?

Se consegues ler em qualquer sitio, tens a tarefa facilitada. Para mim é muito difícil. Até posso levar um livro para ler na praia ou no comboio, mas não me concentro totalmente. Acabo por ler qualquer coisa, mas demoro muito mais tempo e muitas vezes tenho de voltar atrás porque me desconcentrei. Por isso mesmo opto por ler praticamente só em casa.

- Portanto se não tens o meu problema, leva o livro para todo o lado. Assim, sempre que tiveres uns minutos livres podes agarrá-lo e ler.

- Se pelo contrario não te concentras na leitura se estiveres fora de casa, podes utilizar a técnica de ler em todos os minutos que tens livres. No entanto estás em casa.

- Escolhe temas que gostes e não por ser o livro da moda. Sabem quando as pessoas andam todas a ler o mesmo livro? Muitas vezes nem se gosta, mas há uma espécie de moda que te obriga a ler. 
Na altura do Código Da Vinci, toooodaaaa a gente em Setúbal andava com esse livro debaixo do braço. Em todas as esplanadas alguém lia o Código Da Vinci (eu também li, confesso). Mas lê o que gostas, sem preocupação de ser um livro apreciado pela critica ou não, pois desta forma será mais fácil ler.

- Define um numero de paginas para ler todos os dias. Não caias no erro de deixares o livro em cima da mesa e pensar que vais lendo. Daqui a um ano ainda não o leste. Se tiveres um objectivo diário é mais fácil cumpri-lo. Eu costumo ter o objectivo de ler um capitulo por dia. Se o livro não me agradar muito, não me custa ler um capitulo (às vezes até custa...), se por outro lado me agrada, acabo por ler mais do que um capitulo. Mas o mínimo diário é um capitulo.

- Cria um stock. Quando estiveres quase a acabar um livro, convém teres outro para ler logo de seguida. Por um lado porque estás embalada e não te custa, por outro lado quanto mais leres mas fácil será ler. A mim, também me incentiva mais, porque já estou curiosa com a historia seguinte e por isso estou desejosa de acabar o que estou a ler na altura.

- Não te compares com outras pessoas. Há pessoas que lêem vários livros por mês, até vários por semana. Mas nem todos somos assim, portanto há que respeitar o nosso ritmo e não ter problema nenhum com isso. Também há pessoas que lêem muito rápido, mas que passado um mês já não conseguem fazer um resumo do livro que leram porque não se lembram. Tal não foi a rapidez...

«Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, excepto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar.» Charles Jones

Boas leituras! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário