quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FALTAM 55 DIAS PARA O NATAL

Foto: Helena A.
Pode parecer demasiado cedo para falar em Natal, pois ainda está calor, ainda não passou o dia de Halloween, nem o S. Martinho. Mas a verdade é que só faltam 55 dias para o Natal e o tempo voa, por isso não falta assim tanto.

Há coisas que acho que quanto mais cedo forem feitas, melhor. Como listas de presenteados, definição de orçamento para presentes, ideias para presentes, determinar o que comprar (ou não) em termos de decoração e meter a mão na massa caso se pretenda oferecer "obras" feitas por nós.

Este ano os presentes masculinos, estão totalmente ao critério e responsabilidade do Bruno. Menos coisas para me preocupar, já que escolher coisas para homens nem sempre é fácil (pelo menos para mim). Assim, é um homem a decidir o que os outros homens vão receber.

Para mim, sobram as mulheres e as crianças. Também não é tarefa fácil, já que na família, as mulheres estão em muito maior número (até nas crianças), mas prefiro estas "secções".

Normalmente os nossos presenteados são apenas familiares chegados e este ano vamos manter assim as coisas.

Já decidi que a árvore de Natal este ano, chegará em Novembro. Tudo bem, há quem ache absurdo, a tradição diz que é dia 8 de Dezembro, etc, etc, etc. Mas como quem manda aqui em casa somos nós, nós é que decidimos. E o espírito natalício é para ser vivido e absorvido durante o maior espaço de tempo possível. 25 de Novembro, mais coisa menos coisa, temos árvore de Natal.

As decorações ainda não estão decididas. A verdade é que estou inclinada para os dourados, mas gostaria de misturar com outra cor. Ainda não sei qual. Mas não será difícil, já que gosto de tradição no que diz respeito ao Natal, por isso os vermelhos, prateados e brancos já fazem parte da minha colecção. Sendo assim, só tenho de procurar algumas peças douradas e conjugá-las com a cor que me apetecer. Ou em última instância, vou misturar tudo, como antigamente. 

Eu sou do tempo (ui, isto até parece mal) em que as árvores de Natal eram verdadeiras (pinheiros) que íamos apanhar com o meu pai e era uma festa. Ainda sinto o cheiro da rezina ao pensar nisto. Era sempre uma discussão, porque a minha irmã queria um pinheiro redondinho e eu queria um bicudo. Lá está, sempre fui muito tradicional.
Depois apanhávamos musgo para colocar no vaso do pinheiro e adornar com o presépio (que nunca foi muito elaborado, não sei porquê). Incluíamos bolas e bolinhas de todas as cores, fitas, algodão a servir de neve e ainda chocolates, que tinham formas de pinhas, bonecos de neve e por aí. As luzes, tinham que fazer pandã com as bolas e eram também super coloridas. 

Quanto à comidinha, regra geral também anda sempre à volta do tradicional. Bacalhau, lombo de porco assado no forno, marisco, e doces. Arroz doce não pode faltar, bolo rei ou rainha, azevias, bolo podre, salada de fruta, pudim de ovos, mousse de chocolate e muitos bombons e fruta.

Ainda há muito a fazer, já que não há presentes comprados, nem muita coisa pensada. Mas o essencial está pensado, por isso parece-me que irá correr tudo bem, como sempre.

E por aqui é assim, já se pensa muito em Natal. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário