quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - FRIGORIFICO

Para que a preparação de refeições não seja uma dor de cabeça, uma das coisas a fazer, é manter o frigorífico organizado.

E além dos benefícios de organização, temos também os benefícios higiénicos, já que ali são guardados a maioria dos alimentos que consumimos, convém que o nosso frigorífico esteja limpo, organizado e com os alimentos nos locais apropriados para que possam ser conservados nas devidas condições de saúde e higiene.

Prateleira de cima - Zona mais fria - Iogurtes, queijos, natas, compotas, alimentos cozinhados que devem estar dentro de recipientes com tampa.

Prateleira do meio - carne e peixe, charcutaria, produtos de pastelaria.


Prateleira inferior - Produtos em fase de descongelação, que devem estar dentro de recipientes para que os líquidos da descongelação não sejam espalhados.

Gavetas - Horticulas, frutas e leguminosas frescas

Porta - Manteiga, margarina, leite, água e outras bebidas.

Em termos de limpeza, convém limpar o frigorífico uma vez por semana, como rotina. Uma vez por mês, a limpeza deve ser mais rigorosa e as prateleiras e gavetas devem ser retiradas e lavadas. Só depois de estarem bem secas é que devem voltar ao frigorífico. 

Na limpeza semanal, gosto de usar apenas um pano e vinagre. Desinfecta e mantém bem longe os cheiros caracteristicos. Quanto à limpeza mensal, gosto de usar água com detergente de loiça e umas gotas de vinagre. Em tempos comprava um detergente próprio para a limpeza do frigorífico, mas deixei-me disso. Acho um gasto desnecessário e o vinagre é simplesmente maravilhoso.

Por aí, que cuidados existem com o frigorífico?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário