terça-feira, 4 de novembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - REFEIÇÕES I

A alimentação saudável deve ser vista como algo essencial e básico à nossa sobrevivência. Não deve ser algo feito pontualmente quando se deseja perder uns quilinhos até ao verão, ou para vestir um vestido justinho numa festa. Deve ser algo diário. Mas não deve ser vista como algo rotineiro e sem graça, porque não tem de o ser.

Para conseguires ter uma alimentação saudável diariamente, a chave é programar as refeições. Só assim conseguirás preparar refeições saudáveis e saborosas, sem te stressares com o que vais ou não fazer para o jantar e sem caíres no erro de comeres comida pouco aconselhada.

- O primeiro passo é teres uma lista de compras com vários produtos que possas utilizar em varias refeições. Assim, quando pensares nas tuas refeições, terás coisas boas, por onde escolher.

- Pensa nas refeições com antecedência - Todas as refeições devem ser planeadas, desde o pequeno almoço, até ao jantar ou ceia. Deves ter em conta a energia que gastas, a hora em que praticas exercício, os teus horários de trabalho, para assim poderes organizar o que vais comer. Por exemplo: se praticas exercício logo de manhã, não deves tomar o pequeno almoço pesado. Deves escolher algo que te dê energia, mas de fácil digestão. Da mesma forma que deves pensar no que vais comer depois de treinares, para poderes preparar de manhã, ou na véspera à noite, para levares contigo e comeres depois do treino. 

- Prepara as refeições ao fim-de-semana e congela-as - Nem toda a gente gosta desta vertente. Mas muitas vezes é a solução para quem quer comer bem e não tem tempo para preparar refeições todos os dias. Podes fazer uma base de sopa e congelar em doses diárias, depois basta acrescentar as verduras que queres. Podes cozer ovos e guardá-los no frigorífico, podes cozer legumes a vapor e congelar em pequenas doses. Depois de descongelados, podes misturar com atum e ovo cozido, ou podes usar como acompanhamento de uns bifinhos de frango, por exemplo.

- Não tenhas "porcarias" em casa - Se tiveres alimentos prejudiciais em casa, é muito mais fácil cair em tentação. Não compres bolos, bolachas, batatas fritas e coisas do género. Evita também os sumos industriais, são bombas calóricas.

 São 4 dicas muito simples, mas que podem fazer toda a diferença na altura de decidires o que comer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário