quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A MINHA ROTINA É MELHOR QUE A TUA!

Costuma-se dizer que "a galinha da vizinha é melhor que a minha". No que toca a rotinas, o normal é acharmos que a nossa rotina/forma de organizar é melhor que a dos outros. E assim é que deve ser. As nossas rotinas devem ser adequadas às nossas necessidades, que não são necessariamente as necessidades dos outros, por isso não temos que achar que a rotina da vizinha é melhor que a nossa. No entanto, muitas vezes aprendemos com as rotinas dos outros. E isso é bom. Perceber que existe um mundo no que toca a organização e que há sempre outro jeito de fazer a mesma coisa. 

E esta conversa surge porquê? Por causa do meu post sobre a nova rotina de casa, agora que regressei ao trabalho (podem ver aqui). Uma amiga minha perguntou-m se não sinto falta de ter a casa toda limpa ao mesmo tempo, já que ela gosta de ter tudo limpinho só de uma vez, etc, etc, etc. 

"Oh minha amiga, se é assim que gostas, por mim tudo bem. Não é por isso que tenho de fazer igual, certo?"

Mas, aproveito para falar sobre isso e partilhar a minha opinião sobre este assunto tão complexo e delicado... :) 

Antigamente, no meu tempo de dona de casa desesperada, quase sem trabalho, era normal passar um dia inteirinho a limpar, limpar e limpar. E adorava. Adorava começar logo de manhã e ao fim do dia tomar um belo banho e cuidar de mim, tendo já a casa toda arrumada e limpa. Mas adorava fazê-lo porque tinha tempo para isso. Tempo, paciência e corpo folgado. Era normal não me importar de passar 8 horas do meu dia de volta da casa, pois era a minha principal ocupação. 

De momento, felizmente, tenho muito trabalho e pouco tempo. E decidi, conscientemente, que não quero passar o fim-de-semana a limpar a casa toda de fio a pavio. Preferi arranjar uma alternativa, que de momento tendo em conta as circunstâncias e necessidades, é a mais adequada. 

A alternativa de limpar a casa toda num dia, a meu ver, tem realmente a vantagem de se ver um grande resultado. Mas tem a desvantagem, que para mim pesa mais, que é de ver também rapidamente toda a casa a entrar no caos. A verdade é que limpamos hoje tudo mas daqui a dois dias, no máximo, já está tudo sujo. É que para limpar leva tempo, mas para sujar nem se percebe como acontece. Depois tem também a desvantagem de ser muito trabalhoso e demorado. Perde-se um dia inteiro. Um dia que pode ser aproveitado para descansar, passear, namorar, etc.

Do outro lado, está a rotina que escolhi para a atualidade. Que não leva mais de 40 minutos por dia e que me permite ter a casa toda em ordem. Uns dias mais que outros, é óbvio, mas sempre funcional. Por exemplo hoje, foi dia de limpar o quarto. Limpei-o em menos de 40 minutos, enquanto fazia o jantar. Fiz render o peixe (o tempo). Aproveitei o tempo que a comida estava no fogão, para limpar o quarto todo e não me custou os horrores de ter 500 coisas para fazer. 

É claro que há tarefas que têm de ser realizadas diariamente, mas isso também acontece a quem limpa tudo num só dia. Despejo o lixo todos os dias, passo sempre a vassoura na cozinha, casa-de-banho e corredor e lavo o chão, lavo a loiça, passo um paninho no fogão, limpo a bancada da cozinha, faço a cama, arrumo a roupa, estendo e apanho roupa, arrumo objetos fora do lugar... enfim, coisas do género. 

Esta forma de organizar as tarefas satisfaz-me bastante. Sendo um trabalho diário permite-me ser mais rápida e tenho a sensação que a harmonia resiste durante mais tempo. 

E vocês, preferem a limpeza toda num dia, ou a limpeza faseada?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário