quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MEDITAÇÃO: BENEFICIOS E PRIMEIROS PASSOS

Iniciei-me na meditação na mesma altura que me iniciei no yoga. A prática de yoga passa muito pela atenção ao momento e existe mesmo um pouco de meditação no inicio e no final de cada pratica. 

Há muito tempo que quero introduzir a meditação na minha vida de forma consistente e diária. Finalmente parece que consegui perceber qual é a melhor altura do meu dia para o fazer e quais as vantagens dessa rotina.

Há cerca de duas semanas comecei a fazê-lo antes de me deitar, já na cama e mesmo antes de dormir. Tive uma fase de noites mal dormidas e foi com a intenção de dormir um pouco melhor que comecei a meditar antes de dormir. Acredito que tenha sido essencial na melhoria das noites e também do meu estado de espírito, que teve dias muito difíceis.

Nunca se falou tanto de meditação como agora. Em todas as revistas há artigos sobre o tema e já começa a ser uma atividade para os mais novos nos atl's, o que acho maravilhoso. No entanto, ainda há muito a ideia que a meditação exige uma capacidade quase extraterrestre e que não é algo acessível a toda a gente. Quando oiço alguém dizer que não consegue meditar porque tem muita energia, como se as pessoas que meditam fossem molengonas, não sei se devo rir ou chorar... 

- Qualquer pessoa pode meditar, embora possa não ser igual para toda a gente, 

- Não existe um tempo estipulado para a meditação, cada pessoa deve encontrar o seu tempo e ir alterando consoante as suas necessidades, 

- Não existe uma posição certa ou errada, pode ser sentado, deitado, o importante é que seja numa posição confortável, 

- Não tem de ser em silêncio, também pode ser com algum som ou mesmo com música, 

- Não é preciso praticar yoga para meditar, 

- Não é preciso seguir nenhuma religião, 

- Não há uma idade mínima ou máxima...

Agora podia estar aqui horas a datilografar os benefícios da meditação, provados cientificamente. Mas não vou fazê-lo. Vou apenas referir os benefícios que noto em mim.

- Durmo melhor, garantidamente,
- Concentro-me mais,
- As ideias fluem melhor, não sinto bloqueios,
- Sinto-me muito mais calma,
- Sou mais paciente,
- Sou mais assertiva,

Em geral sinto-me muito melhor. Os benefícios não ocorrem apenas no momento da meditação, vão-se acumulando em nós e isso é fantástico. Podes estar um ou dois dias sem meditar, mas continuas a sentir-te bem. 

E como é que se medita? Como é que se começa? Por onde se deve começar?

Mais uma vez partilho apenas aquilo que faço e que resulta comigo. 

Regra geral prefiro meditar em silêncio e sentada com as pernas cruzadas. Fecho os olhos e concentro-me na minha respiração. Inspiro e expiro de forma calma. À medida que vou respirando, vou também relaxando o corpo e a face. Sempre que a minha mente divaga, volto a concentrar-me na respiração. Não se pretende, nem é possível, deixar de se pensar. A nossa mente não para, não fica branco, nem preto, nem deixamos de ter ideias a saltitar de um lado para o outro. O importante é perceber quando os pensamentos estão sem rédeas e trazer a nossa concentração de volta a nós, ao corpo, à respiração, ao momento, isto quantas vezes forem necessárias... que são muitas. 

Por fim gosto de pensar nas coisas boas do meu dia, agradecer por elas (como se faz no diário da gratidão) e pensar no que pretendo para mim e para os meus. Amor, estabilidade, paz, equilíbrio, saúde, crescimento... 

Escolhi um video que mostra muito bem que a pratica de meditação não tem de ser uma coisa complicada.


Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido transmitir um pouco da minha experiência com a meditação. 

Há por aí alguém que se tenha rendido à meditação? 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Helena! Vem mesmo a calhar este post nunca meditei mas vou começar a fazer com o teu incentivo...principalmente agora que estou com uma depressão e a combater ataques de pânico e ansiedade que tomaram conta do meu corpo. Mas iniciei tratamento e acredito que vou sair deste sufoco. Beijinho e obrigada, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sairás Ana, ainda para mais se estás em tratamento e com força de vontade. Medita sim, mesmo que sejam uns minutinhos por dia, ajudam muito. Com o tempo notarás diferença e sentir-te-às melhor. É algo que aconselho do fundo do coração, pois é maravilhoso... e quase mágico. E é tão simples! Boa sorte. Vai contando como te sentes. Se preferires envia e-mail! Beijinho grande e muita força! :)

      Eliminar