quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - DESPESAS

Nestes últimos dois meses tenho achado que tudo aumentou de preço. Não sei porquê, mas não consigo ir ao supermercado e trazer meia dúzia de coisas por menos de 40€. Tendo em conta que somos apenas duas pessoas cá em casa, acho um exagero, ainda para mais quando nestes 40€ não se incluem carne ou peixe. 

O certo é que tenho a sensação que perdi um pouco o controlo nas contas e o dinheiro gasta-se sem percebermos muito bem onde. Se isto acontece, só podemos culpar duas pessoas. E não, não vou culpar o Paulo Portas nem o Passos Coelho (que também têm a sua culpa, mas isso é outra história...). Os culpados somos nós. Até aqui eu tenho controlado tudo e mais alguma coisa em termos de contas, a partir do momento em que descontraí um pouco, começo a ver que o dinheiro gasta-se demasiado rápido.

Com tudo isto, parei para pensar um pouco sobre o assunto e tenho que partilhar as minhas conclusões:

- Não tenho verificado as promoções nos supermercados.
- Tenho feito compras sempre no mesmo sitio, o que nem sempre é bom, pois posso estar a perder bons preços noutros locais.
- Tenho feito compras quase diárias na mercearia ao lado de casa, de coisas pequenas, mas que ao pagar rondam os 4 ou 5€.
- Não tenho anotado o dinheiro que se gasta e, um café aqui, uma revista ali, são despesas tão importantes como as compras de supermercado.
- Não tenho feito o planeamento mensal das despesas.
- Bebo pelo menos um café fora de casa todos os dias, coisa que antes não acontecia, ou seja são 4,20€ que gasto por semana que antes não gastava.
- Antes os meus pais tinham horta e não comprava muitos legumes. Raramente, mesmo muito raramente, comprava batatas, cebolas, couves... com o problema da anca da minha mãe, a horta deixou de existir e passámos a comprar todos esses produtos.
- Temos comido menos sopa. Quando pensei nisso tive mesmo dificuldade em lembrar-me da última sopa que fiz. Logo as refeições têm sido mais elaboradas, pesadas e caras, sempre à base de carne ou peixe.
- Têm sido desperdiçadas algumas sobras. Embora de coisas mais baratas, como arroz por exemplo, mas que no fim das contas significa que por mês desperdiça-se 1/3 de um pacote de arroz.
- Voltei a comprar muitas revistas e agora também o Bruno se rendeu a este vicio e compra revistas de BTT. 

No entanto, continuo a achar que as despesas de supermercado são altas, não sei se houve realmente aumento de preços, ou se está também relacionado com a minha desatenção ao assunto. Seja qual for o motivo, pretendo mudar as coisas. Há que voltar a velhos hábitos. 

Por acaso hoje no Continente, estive a dar uma vista de olhos nos livros e vi uma espécie de agenda (Kakebo, que no continente custa cerca de 12€) para o controlo das despesas diárias. É certo que qualquer caderninho serve para este fim, mas achei que o livro está realmente bem organizado e que pode ser uma ajuda nestas questões.

Há que organizar para viver melhor, certo? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá! Como te compreendo sinto o mesmo que tu!! Não tem a ver com o assunto mas há algum produto que recomendes para pele desidratada embora oleosa. Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Não me lembro de nenhum. Mas o bepanthene costuma ser um bom creme para vários problemas, pois hidrata sem deixar a pele oleosa, ajuda a secar borbulhas sem secar a pele, portanto também pode ser que ajude na desidratação. Beijinho. :)

      Eliminar