terça-feira, 29 de dezembro de 2015

4 DICAS PARA POUPAR DINHEIRO

Um dos meus objectivos para 2016 é poupar dinheiro. Poupar muuuuuiiiiiiiito dinheiro. :)

A verdade é que sempre tive uma veia de Tio Patinhas o que me ajudou a poupar sempre algum dinheiro e que veio a ver-se ser um otimo habito em tempos de maiores dificuldades. No entanto e, ao contrario do Tio Patinhas, também tenho facilidade em gastar. 

Vendo bem as coisas, o dinheiro serve para ser gasto. Não tem muita lógica poupar, poupar e depois a pessoa morre, fica cá o dinheiro e não se aproveitou nada da vida para se poupar. Acho que tem que haver um meio termo, poupar é bom, mas aproveitar também.

Dito isto, porque é que pretendo poupar mais dinheiro? 

Porque tenho um objetivo a longo prazo, do qual não vou falar, e dá-me jeito ter um pé de meia jeitoso. Portanto o objetivo será poupar o máximo, para daqui a uns tempos gastar (mas bem gasto...)

Vamos ver as dicas para poupar?

Ter um objetivo - Se há dificuldade em poupar dinheiro, é bom ter-se um objetivo (viagem, carro, casa, escolaridade dos filhos, etc). Muitas vezes custa-nos poupar porque não sabemos para o que estamos a poupar, então acabamos por gastar mais tarde ou mais cedo em coisas que não são assim tão importantes. Neste momento tenho um objetivo e estou bastante focada nele para que tudo corra bem.

Ter um prazo - É importante ter um prazo para poupar, pois será mais fácil manter o foco e não cair em tentações.

Estipular um valor para poupar - Definir um valor para se poupar todos os meses é outro passo bastante importante. É importante não esperar pelo fim do mês para ver o que sobra, porque pode sobrar pouco, ou nada.

Viver como se ganhasse menos - Este item está relacionado com o anterior. Imaginemos a seguinte situação: ganhas 700€ por mês e esse valor chega para as tuas despesas, mas não te sobra nada no final do mês. Se ganhasses 500€ tinhas que arranjar maneira de viver com esse valor. Então vive como se ganhasses 500 e poupa os restantes 200. 

Depois existem todos os cuidados e dicas que já conhecemos: poupar no supermercado, evitar coisas supérfluas, fazer opções inteligentes, ter consciência do cortes que podem ser feitos, etc. Muitas alterações poderão ser feitas para que os objetivos se concretizem. 

Poupar mais dinheiro também faz parte dos vossos objetivos para 2016?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Boas dicas Helena! Adoro estes posts ajudam a incentivar :-) E eu bem que preciso de poupar! Beijinho e Bom Ano, Ana

    ResponderEliminar
  2. Também gosto deste tipo de posts. Vou tentar fazer mais do género. Bom 2016 também para ti Ana. Beijinhos

    ResponderEliminar