quinta-feira, 5 de maio de 2016

PREPARAR A CASA PARA A PRIMAVERA

Considero esta altura ideal para fazer um refresh em casa. Mudar alguma decoração, mudar o lugar de alguns móveis, limpar tudo de forma mais profunda e destralhar. Destralhar é para mim o mais importante, já que sem essa fase não consigo limpar e organizar da forma que gosto, portanto, é sempre por aí que começo.

Os destralhamentos cá em casa vão sendo feitos quase que diariamente. Tenho sempre uma ou duas caixas onde vou colocando as coisas que já não quero e que quero destralhar. Caso sejam coisas que não têm arranjo ou que estejam velhas, coloco-as logo no lixo, mas no caso de roupa ou outros objetos que podem ser doados a alguém, vou colocando nessas caixas.

A roupa é sempre o item mais destralhado. E desta vez desfizemo-nos de muita coisa. Demorei um fim de semana a separar e preparar toda a roupa, doei bastantes peças e fiquei feliz por ter doado a maior parte a pessoas que conheço. Tudo o que ficou, foi lavado e organizado de forma diferente. Gosto sempre de reorganizar as coisas e estou sempre a procurar melhores soluções para os nossos problemas de espaço.

Claro que roupa lavada e cheirosa tem de ser arrumada em armários e gavetas também limpos e cheirosos. Aproveito sempre para limpar e arejar tudo nesta altura. Costumo limpar o interior dos roupeiros e das gavetas, com água e vinagre. Depois seco com um pano limpo e coloco uma tacinha com água e vinagre para que os cheiros a mofo, ou seja que cheiro for, desapareça. Por fim, volto a limpar com um pano com um pouco de amaciador de roupa para que fique a cheirar bem, e seco com um pano seco e limpo. Resta organizar a roupa. Depois desta fase, que não é assim tão rápida, a sensação que tenho é que o pior já passou. Abrir o roupeiro e ter a roupa toda arrumada e organizada, conseguir ver tudo o que se tem, ter espaço livre... adoro esta sensação!

Depois da roupa há mais uma serie de tarefas para realizar.

Limpar cada divisão com todo o cuidado, aspirando todo os cantos e recantos, lavar cortinas, almofadas e tapetes, limpando candeeiros, varões de cortinas, vidros, juntas do pavimento cerâmico, encerar o chão de madeira...

Mudar alguns móveis de lugar, trocar os objetos decorativos de umas divisões para as outras, trocar os têxteis grossos e quentes por tecidos mais leves e cores mais primaveris, são outros aspetos que gosto de ter em conta. São detalhes que contribuem para grandes mudanças.

As velas também são trocadas, pois no inverno gosto do cheiro da canela, do pinheiro, no verão já prefiro cheiro de frutas. Gosto particularmente de velas com cheiro de manga nesta altura.

As cores agora podem ser menos neutras, mas prefiro continuar com os neutros e misturar apenas alguns detalhes de cor. Umas almofadas, algumas plantas, velas, molduras... vale tudo.

Por fim temos o exterior. No meu caso é um pequeno patio, mas pode ser uma varanda ou um terraço. É sempre bom ter um espaço para relaxar e apanhar um pouco de sol. Aqui já gosto de cor, quanto mais melhor.

Este ano vou demorar mais um pouco para preparar a casa para a primavera, mas como disse, a parte pior já passou. Agora vou apenas acertando as coisas, para que a casa fique com uma cara mais fresca e alegre, como se quer na primavera.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá Helena espero que esteja tudo bem, não tenho comentado mas estou sempre atenta ao teu blog e estou muito feliz de teres começado a fazer nais posts 😃 então este tema adoro incentiva-me muito, obrigada!!! Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana. Tinha saudades dos teus comentarios. Fico feliz por cobtinuares desse lado. Pretendo continuar c os posts regulares. :) bjinhos

      Eliminar