segunda-feira, 12 de setembro de 2016

TOM E SUBTOM DA BASE - COMO ESCOLHER

No que toca a escolher a cor da base, tom ou subtom, costumam surgir muitas dúvidas entre as mulheres. Noto isso quando alguma cliente quer escolher uma base da Yves Rocher. Regra geral há dificuldades.

Primeiro que tudo, há que ter atenção ao tom. E aqui normalmente a coisa corre bem, pois todas sabemos se o nosso tom é claro, médio, escuro, ou muito claro ou muito escuro. O nosso tom varia ao longo do ano, no inverno temos a pele mais clara do que no verão, portanto há que ter cuidado. Muitas vezes o ideal é ter dois tons e mistura-los consoante a época do ano.

O grande problema surge na escolha do subtom. As bases têm um subtom amarelo ou bege e, um rosa. A escolha errada do subtom dá-nos um ar estranho, pois mesmo que o tom esteja correto, se o subom não estiver, a base simplesmente não ficará bem.

Como saber, então, se devemos escolher o subtom rosa ou amarelo?

Quem tem um tom de pele frio (pele rosada, avermelhada, veias azuis ou roxas) deve usar um subtom rosa. É o meu caso.

Já quem tem um tom de pele quente (pele amarelada, esverdeada, veias esverdeadas) deve escolher o subtom amarelo/bege.

No caso de não conseguirem perceber se têm um tom de pele quente ou frio, por terem características dos dois tons, provavelmente terão um tom neutro, ou seja, têm a vida facilitada.

Nem todas as marcas têm os dois subtons e, muitas vezes o que acontece é que têm o subtom rosa em tons claros, mas o subtom amarelo em tons escuros. Ou seja, uma pessoa com tom de pele claro, mas com subtom amarelo, terá dificuldade em acertar.

Há muitos anos que só compro bases Yves Rocher (desde que me tornei conselheira da marca, em 2011). Existe uma grande variedade, para todos os tipos de pele, são bases acessíveis e de boa qualidade. E têm a vantagem de ter vários tons e subtons rosa e bege. Portanto há muito tempo que não tenho o problema de ter uma base que apesar de ter o meu tom, não me fica bem por ter o subtom errado.

Saber se temos um tom de pele frio ou quente, também nos ajuda a perceber que cores nos favorecem, tanto na maquilhagem como na roupa. Talvez fale sobre isso noutro post.

Sabiam deste pormenor do tom de pele frio ou quente, para escolherem o subtom da base? Costumam ter dificuldade na escolha da base?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Não fazia a mínima ideia... Muito, muito interessante! Vou ter em atenção na próxima compra!Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Não fazia a mínima ideia... Muito, muito interessante! Vou ter em atenção na próxima compra!Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das mulheres desconhece, e mesmo quando compramos bases em perfumarias, não me parece que as vendedoras tenham isso em conta. Pelo menos nunca tive essa dica por parte de alguma. Bjinhos:)

      Eliminar