terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ALGUMAS DICAS DOMÉSTICAS

Há uns dias falava com uma amiga sobre as tarefas diárias que tanto tempo nos ocupam, mas que são super importantes para a ordem e limpeza da casa.

Acabei por referir que uso poucos detergentes, por preferir os "detergentes caseiros". Como para mim é algo tão habitual, penso que toda a gente conhece esses truques, mas não custa nada partilhar, não é verdade?

Uso muito o vinagre na rotina doméstica. Misturado com água num vaporizador (3 medidas de água para 1 de vinagre) é otimo para limpar todas as superfícies da cozinha, desde bancadas, lava loiça, fogão, mesa, cadeiras, frigorífico, vidros... Uso-o para tudo na cozinha. Limpa, desifeta e desengordura.

No chão uso para limpar as juntas, basta aplicar diretamente nas juntas, esperar 20 ou 30 minutos e esfregar com uma escovinha, sai tudo.

Para lavar o chão, basta colocar um copo de vinagre num balde de água, com 2 ou 3 gotas de detergente da loiça e o chão fica limpo, brilhante e desifetado.

É otimo para lavar os panos de cozinha, e até para outras peças de roupa. Num alguidar coloco água quente, lixivia, detergente de loiça e vinagre, deixo de molho e as nódoas desaparecem todas, ou pelo menos a maioria. E esta mistura pode ser usada em panos com cor, pois o vinagre vai impedir que a lixivia tire a cor e ainda vai ajudar as cores a ficarem vivas.

Pode ser utilizado como substituto do amaciador de doupa na lavagem na máquina, principalmente nas toalhas de banho, que ficam macias e sem aquela espécie de goma que o amaciador costuma deixar.

O vinagre misturado com bicarbonato de sódio e um pouco de detergente, é muito bom para lavar os vidros do chuveiro.

E falando de bicarbonato, também é um clássico cá em casa.

Gosto de usá-lo para limpar o sofá, tapetes grandes e colchão da cama. Espalho-o pela zona a limpar, deixo estar pelo menos 30 minutos e depois aspiro. O bicarbonato desinfeta, neutraliza odores e mata muitos dos bichinhos que por lá andam e que nós não vemos.

É otimo para tirar maus cheiros de caixas de plástico, que ficam sempre com odores estranhos.

São algumas dicas que uso no meu dia-a-dia doméstico. Acho que ajudam muito e como já referi noutros posts, gosto de usar estes produtos por achar que cumprem muito bem o objetivo, por pouco dinheiro, e ainda sem secar as mãos como alguns produtos fazem.

Não vou dizer que o vinagre tem um cheiro agradável, mas desaparece rapidamente e a mim já não incomoda. É claro que de vez em quando gosto de produtos com cheiro a alfazema, ou outro, e também os uso. Mas no dia-a-dia é mesmo com vinagre, bicarbonato e detergente de loiça que limpo a casa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário