segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TENHO A CASA NUM CAOS!!!

Ultimamente tenho sentido alguma dificuldade em manter a casa arrumada e limpa. Mesmo depois de ter passado uma manhã a limpar, por exemplo, a sensação que tenho é que rapidamente volta tudo ao caos e pior, parece que não tenho tempo para mim e para as coisas que gosto.

Tenho tentado não me preocupar com estes pormenores, pois penso que é normal este sentimento, já que ando muito focada noutras coisas.

De qualquer forma, quero voltar a sentir que tenho o meu espaço em ordem e limpo e por isso mesmo tenho adotado algumas técnicas muito simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Fazer listas - É muita coisa em que pensar e outras tantas para preparar, portanto as listas são imprescindíveis. Desde as simples listas de compras, de tarefas diárias, até às compras para o bebé, às compras para mim, aos utensilios para organizar a casa... listar tem sido uma grande ajuda.

Preparar o almoço e jantar ao mesmo tempo - Todos os dias preparo almoço e jantar. Bem, às vezes o Bruno prepara o jantar, mas se aproveitar o tempo de preparar o almoço, que é sempre mais do que para preparar o jantar, e for logo adiantando o jantar, a tarefa à noite é muito mais fácil. E ainda me permite ter tempo para relaxar um pouco, ou para colocar alguma coisa em ordem.

Dobrar a roupa e arrumar depois de apanhar - A roupa, a sua organização e limpeza, são sempre coisas que me ocupam muito tempo.  Se deixar acumular, e não é preciso muito, torna-se quase insustentável. Nem sempre é possível, mas sempre que é, tenho de apanhar a roupa e dobrar e arrumar logo aquilo que não vou engomar. Assim a pilha fica muito mais pequena e não me stressa.

Limpar/organizar as pequenas coisas nos intervalos de outras tarefas - Enquanto cozinho aproveito para ir limpando outras coisas, por exemplo limpar o microondas, dobrar panos de loiça... coisas pequenas, mas que fazem muita diferença na organização e limpeza da casa e poupam imenso tempo nas ditas limpezas grandes.

Destralhar diariamente - É incrível as coisas que acumulamos em casa. Tenho percebido que o truque é mesmo destralhar diariamente, ou quase. É a única forma de não acumular coisas desnecessárias que só ocupam espaço e acumulam pó.

Pedir ajuda ao meu marido - Não sei se vocês são assim, mas às vezes esqueço-me de pedir ajuda, e ele esquece-se de ajudar. E não pode ser, temos de dividir as tarefas e se eu disser ele colabora, portanto não há razão para eu andar atarefadissima.

Espero assim conseguir voltar aos eixos! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu não quero alarmar nem parecer negativa...mas vai piorar ... 😊😊😊oh se vai...

    ResponderEliminar