sexta-feira, 24 de novembro de 2017

DAQUI A UM MÊS É NATAL

E eis que chega a minha altura do ano favorita! Talvez não seja a favorita, mas é uma das, com certeza.

E eis que chega também uma das alturas que menos gosto, a altura do consumismo! Detesto este consumismo!

No outro dia uma amiga, daquelas que nem é assim tão amiga, perguntou-me o que quero que ofereça ao Gonçalo no Natal. "Nada"- respondi eu. "Ah, nada não, ele deve precisar de alguma coisa."

Felizmente não precisa, ou melhor, precisar claro que precisa, mas acredito que ela não queira oferecer uma dose da vacina da meningite, ou um cabaz de fruta, legumes, carne, papas, leite, ou fraldas, águas termais de limpeza e pastas de água, ou coisas desse género. Porque para mim estas são as suas necessidades, são as coisas de que ele precisa. Mas há uma insistência para se oferecer presentes, o que não tem nada de mal. É bom darmos presentes aos que amamos, mas não é bom darmos presentes porque nos sentimos nessa obrigação. E eu, depois daquela conversa, fiquei a sentir-me na obrigação de oferecer um presente ao filho dessa minha amiga, que nem é assim tão amiga...

E depois vem a questão: o que oferecer? Porque há pessoas que não gostam de nada, que criticam tudo, que nunca ficam satisfeitas... ou é porque damos algo barato, ou porque é caro, ou porque é sempre o mesmo, ou porque o diabo que as carregue...

Noutro dia e com outra amiga, essa dizia-me: "Não sei o que dar à minha prima, para o que ela me dá... No ano passado deu-me um sabonete... um sabonete, já viste?" "E que sabonete?"- perguntei. "Ah, um hidratante da Phillipe by Almada..." E eu tive que dizer: "Eh pá, não é propriamente um sabonete reles, desculpa lá! Olha, não me importava nada..."

Noutra conversa, ouvi a queixa dos panos de cozinha que a tia avó insiste em oferecer todos os anos. Aqueles que as velhotas gostam de bordar, com carinho e dedicação, e depois oferecem para sabermos que se lembram de nós, sabem? É assim tão desprezível?!

Confesso que este ano só vou dar um miminho a cada pessoa e são poucas. Não me interessa que achem caro ou barato, ou sempre o mesmo. Tenho outras prioridades, portanto! E apetece-me mais estar em família a comer, beber e rir do que stressada com presentes e dinheiro mal gasto!

 É isto! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário