segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

COPO MENSTRUAL - A MINHA EXPERIÊNCIA

 Talve, seja cedo para falar em experiência, já que foram só 3 dias de uso, mas vou contar-vos as minhas primeiras impressões relativamente a este utensílio. 

Como no referi noutro post, comprei o meu copo na Mercadona, seguindo as indicações da embalagem relativamente ao tamanho indicado.

Custou 9€, traz o saquinho para guardar o copo e as instruções de uso.

Li tudo direitinho, e revi o vídeo que me fez decidir comprar um copo menstrual.

Quais eram os meus receios? 

Colocar, mas principalmente retirar.

Já tinha visto alguns videos onde diziam que fazia vácuo e que magoava muito a retirar. Não estava com muita vontade de sofrer para tirar algo de dentro de mim, já me chegou o parto! 

Mas também vi várias explicações onde referiam o modo indicado de retirar, de modo a evitar o vácuo, portanto fui em frente.

No primeiro dia que usei o copo, já estava com um fluxo menstrual abundante e a primeira tentativa de colocação fiz de cócaras.

Fiz a dobra em C, pois pareceu-me a mais indicada. Apesar de ter visto vários vídeos a referirem outra dobra.

A colocação foi bastante fácil, no entanto percebia que o copo não abria totalmente depois de colocado. 

Após a colocação é recomendável passar o dedo na base para ver se está todo aberto. Eu via perfeitamente que havia uma parte ainda dobrada.

Mesmo assim deixei ficar, mas o facto de sair menstruação significava que o copo não estava bem colocado.

Depois de algumas tentativas com a dobra em C, percebi que não conseguia de maneira nenhuma que o copo abrisse, portanto experimentei com outra dobra. Logo à primeira também não ficou bem, mas quando experimentei colocar com a dobra para cima (estava sempre a colocar para baixo) correu bem.

Portanto o primeiro dia foi para experimentar e perceber como funciona, os segundo e terceiro dias, já correu tudo bem. Colocava de manhã no banho, retirava à noite, dormia com o copo e de manhã repetia tudo.

Tal como os tampões, também com o copo não é suposto sentirmos nada dentro de nós.  Se sentirmos é porque está mal colocado.

Para retirar o truque é fazer força como se estivéssemos a evacuar. Sentimos logo os músculos a empurrarem o copo e à medida que vamos fazendo força, vamos puxando o copo devagarinho, apertando a base, para evitar o vácuo. 

E sai bem, com calma no início e depois com a prática melhor ainda.

Ao retirarmos o copo ele tem sangue, obviamente, jogamos na sanita e lavamos bem o copo com água corrente. Seca-se e volta-se a colocar.

Podemos usar durante 12 horas seguidas, podemos dormir com o copo, fazer exercício, ir à praia, fazer as necessidades fisiológicas, só não se pode fazer o amor, claro...

Ao contrário do tampão, o copo não deixa sair sangue. Se sai é porque está mal colocado.

Posso dizer-vos que fiquei muito satisfeita com a primeira experiência e estou feliz pela decisão. 

Fiz muito menos lixo, andei muito mais descansada sem ter de mudar tampões ou pensos, e de andar com pensos e tampões na mala (que é uma chatice).

Se forem esquisitinhas com sangue, acredito que não seja fácil, pois temos de introduzir um pouco os dedos tanto para colocar, como para retirar, e depois temos de lavar o copo cheio de sangue. Acredito que para algumas pessoas seja nojento. Mas se não forem e se, tal como eu, pensarem que estão a mexer no que é vosso (e que depois lavamos bem as mãos, óbviamente), é uma ótima opção. 

As minhas dicas são:

- Tenham alguns pensos higiénicos e/ou tampões de reserva, para o caso de não se adaptarem no imediato,

- Experimentem numa altura calma, sem stresses e pressas, e de preferência num dia que fiquem em casa,

- Se não conseguirem à primeira, experimentem noutra posição e com outras dobras.

- Para retirar, sentem-se na sanita e façam força como se fossem evacuar e vão puxado. Se por algum motivo não conseguirem logo, tenham calma porque o copo não nasceu lá, se entrou também sai.

- O copo não se perde, nem vai entrar demasiado ao ponto de não o encontrarmos, porque isso é fisicamente impossível. 

No final da menstruação lava-se bem, podemos usar gel íntimo para lavar e depois coloca-se a ferver para esterilizar. Guarda-se no saquinho et voilá, fica pronto para outra!

Recomendo mesmo. Acho que é uma mudança que vale a pena! 

Já usam? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário