quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

PHDA E PEA - PÉROLAS

 O assunto é sério, e como qualquer assunto sério há que levar as coisas com uma certa leveza.

Há coisas engraçadas no meu filho, que sei que são características da Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) e da Perturbação do espectro do autismo (PEA).

Hoje por exemplo, em pouquíssimo tempo, reparei em duas atitudes dele que se inserem nestas características e que não deixam de ser engraçadas. 

Depois de jantar perguntou-me se tínhamos um docinho. Eu tinha comprado no mercadona uma imitação de Pintarolas, e dei-lhe algumas numa tacinha. Quando olhei, ele tinha colocado as pintarolas em cima da mesa e agrupado por cores. Estavam todas separadinhas em grupos e ele satisfeito a comer e a conversar, como se nada fosse. 

Esta tendência de agrupar por cores vem desde pequeno, era algo que fazia com os carrinhos, com molas de roupa... Eu sabia que era um indício de autismo, mas nunca dei muita importância. 

Depois, já na sala, estávamos a jogar às escondidas. Ele contava e eu escondia-me. Eu tapei-me com uma mantinha e fiquei quieta a ouvi-lo contar (sabendo perfeitamente que era facílimo achar-me). Assim que acabou de contar, ouvi-o a fazer o barulho de um motor. Espreitei e já estava a brincar com um barco sentado no chão. 5 segundos depois, já estava a ver os tubos de tinta espalhados na mesa e só depois disto é que se lembrou que tinha de me procurar.

Achei piada e olhando com leveza para a coisa, é mesmo engraçado. 

Só perde a graça quando isto atrapalha a vida. Quando alguém não consegue realizar uma tarefa sem antes organizar determinados objetos por cores, ou tamanhos... Ou perde a graça quando a pessoa tem uma tarefa importante para realizar e não consegue porque se distrai com a mínima coisa à sua volta.

É por isto que insisto com a ideia de que o diagnóstico de algo leve e sem gravidade, só o é se houver acompanhamento e tratamento adequado. Caso contrário a vida destas pessoas, e das que as rodeiam, pode ser um pouco caótica! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário