terça-feira, 21 de janeiro de 2025

ROTINA MÍNIMA MATINAL - CASA

 Há umas semanas pubiquei as minhas rotinas mínimas da manhã e da noite pessoais. Algo meu, necessário para o meu bem-estar e sanidade mental. 

No entanto a casa também tem uma rotina mínima, caso contrário entra tudo em colapso.

Esta rotina, começa a meio da manhã, quando termino a minha manhã de trabalho, que é pequena. Portanto por volta das 11h é a hora habitual de tratar de algumas coisas em casa. 

Se houver roupa para secar, e por norma, nesta altura há sempre, vou imediatamente estender no exterior, para que tenha tempo de secar, antes que regresse novamente ao trabalho. 

Gosto de abrir um pouco as janelas, coloco música e vou fazer as camas (a do Gonçalo às vezes já fica feita). 

Depois vem a minha parte favorita: arrumar roupa. Adoro... 🙄

Há sempre roupa para dobrar e arrumar, colocar para lavar o que estiver sujo, arejar algumas coisas. É uma tarefa que me ocupa sempre algum tempo, que eu não gosto particularmente de fazer, mas que é essencial para evitar pilhas de roupa acumuladas. Por muito que seja uma tarefa chata, não dá para adiar.

Seguidamente dou um jeitinho em tudo, portanto passo uma toalhita na casa-de-banho, arrumo almofadas, mantinhas e sofá. Se houver muitos brinquedos desarrumados, arrumo-os, arrumo calçado que possa ter ficado fora do armário. 

Sacudo tapetes e aspiro a casa rapidamente.

Isto leva, normalmente, cerca de 45 minutos a 1 hora a fazer. Depois vou preparar o almoço, ou em caso de ser algo mais demorado vou intercalando com as outras tarefas.

Quando vamos almoçar gosto de ter a cozinha arrumada, a loiça lavada, etc. Nem sempre é possível, mas faz-se por isso.

Em dias menos corridos até acendo uma velinha para dar um aroma bom e um ambiente acolhedor. 

Depois de almoço (já não é rotina matinal, mas pronto) lavo sempre a loiça, arrumo o que há para arrumar na cozinha, dou uma aspiradela no chão da cozinha, caso seja necessário, e deixo orientado o que for necessário para fazer o jantar. 

Um pouco depois apanho a roupa e deixo-a o mais direita possível em cima da cama, para amarrutar pouco e ser mais fácil de passar, e volto ao trabalho. 

Ou melhor, saio do meu trabalho de dona de casa para ir para o meu trabalho de explicadora! 

Esta rotina, é uma rotina de manutenção. Não é de limpeza, nem de organização. Estas tarefas feitas diariamente permitem-me ter a casa minimamente aceitável (não perfeitamente limpa e arrumada) facilitam depois os dias de limpeza, e/ou organização, mais profundas. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário