terça-feira, 13 de maio de 2025

A ARRUDA E A INVEJA

 Hoje recebi esta arruda, ou arrudia, para algumas pessoas de mais idade. 


Quem ma ofereceu sabe que gosto de plantas e sabe que tive uma arruda que morreu de um dia para o outro. Ela tem muitas espalhadas pelo quintal, e quando lhe disse que a minha morreu de repente disse-me: "Ai filha, a força da inveja... deixa estar que vou dar-te uma."

E hoje apareceu com ela. Vamos ver se se aguenta, se me protege da inveja alheia! 😅

Esta coisa da inveja tem muito que se lhe diga. Eu realmente acredito que a inveja dos outros pode atrapalhar a nossa vida. E sou sincera, sempre que percebo que alguém é invejoso, aquelas pessoas que parece que acham que o sol só deve nascer para elas, afasto-me.

Mas acredito muito que podemos proteger-nos dessa inveja. A senhora que me deu a planta até disse: "Há quem acredite em medalhinhas e rezas, eu acredito nas plantas!"

Já eu acredito nas plantas, no sal grosso, no incenso, nas pedras, no alho... acredito em tudo!

Agora, o que me preocupa é a inveja que eu possa sentir pelos outros. Ah pois... aí é que está a questão. Acharmos que os outros nos invejam, é muito fácil, mas pôr a mão na consciência e admitir "espera aí, isto que estou a sentir é inveja" já é mais complicado. 

E isso é que é mau. Essa inveja que possamos sentir pelos outros é má porque haverá sempre uma comparação com a vida de outra pessoa, poderá provocar desânimo, enfim é uma chatice e nãonos acrescenta nada de bom. Acho que é precisamente dessa inveja que temos de cuidar e estar atentos. 

A outra, a que sentem por nós, não podemos mudar, podemos proteger-nos, mas não podemos mudar o pensamento e o entendimento dos outros. O nosso, já podemos.

Então, que sejamos sinceros, honestos e humildes para admitir (nem que seja para nós) que possamos estar a sentir uma certa inveja de alguém e cuidemos da nossa cabeça, da nossa energia, do nosso espírito para evitarmos que esses sentimentos façam parte das nossas vidas.

Porque verdade seja dita, a inveja é uma coisa muito feia.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário