Hoje foi dia da mãe e dei-me conta que não me vesti particularmente bem para tirar fotos com o meu filho, também não tirei com a minha mãe, não fiz declarações nem a ele, nem a ela, nas redes sociais, foi um dia como outro qualquer.
De presente, recebi um iman sem muito jeito, confesso. Supostamente feito pelo meu filho, com a fotografia dele. Ele colocou-o no frigorífico e perguntei-lhe "mas foste tu que fizeste?" e ele respondeu "sim, acho que sim..."
Há bocado, uma mãe agradeceu, no grupo da turma, a imaginação e o carinho da professora para os presentes que a turma fez neste dia e fiquei desconfiada. Perguntei-lhe "mas o presente do dia da mãe era só este?" e ele disse "ah mamã, esqueci-me de trazer, peço imensa desculpa".
Pronto, fiquei mais esperançosa e pensei que o presente giro tivesse ficado esquecido na escola. Depois de muito insistir, percebi que era apenas um desenho que ele não quis pintar.
Fico triste por duas razões: primeiro porque tenho imensa pena que ele não se entusiasme por pintar e desenhar, coisa que sempre gostei de fazer e que acho tão importantes para o desenvolvimento dele. Depois por saber que se ele tivesse outras alternativas para colorir o desenho, que de certeza teria feito. Bastava ter aguarelas e pinceis, guaches ou outras tintas, bastava ter papeis, tecidos, folhas, flores e cola. Ele iria ter muito mais interesse por fazer e eu teria um desenho do Dia da Mãe para receber.
Mas pronto, há professores que não conseguem dar a volta a estas questões e reduzem as opções a lápis de cor, lápis de cera e canetas de feltro (a educadora que teve no ano passado era mestre em dar a volta a estas dificuldades do Gonçalo).
E depois acho que a professora não tem estratégias para o incentivar. Não quer fazer, não faz. E como as artes são sempre um pouco desvalorizadas, acaba por ficar de parte.
Então combinámos, que amanhã ele traz o desenho e vamos nós pinta-lo com aguarelas e fazer colagens. Não há problema!
Vamos ver se não se esquece!
Feliz Dia da Mãe! ❤️
Sem comentários:
Enviar um comentário