quinta-feira, 1 de maio de 2025

REUNIÃO DE PAIS 2° PERÍODO - 1° ANO

 Ontem foi a reunião de pais, referente ao 2.° período da turma do Gonçalo. 

São poucas crianças e há sempre pais que faltam, portanto fomos 6 mães a esta reunião. 

Não se falou de nada que eu não soubesse e achei que a reunião correu bem.

Mas não pude deixar de reparar em duas coisas: há mães que têm muita necessidade de falar, parece que estão a provar alguma coisa a alguém. Por acaso foram 2 mães que não foram na reunião passada. Uma dizia algo desnecessário e absurdo, a outra tinha de dizer algo ainda mais desnecessário e absurdo. 

As restantes 4, onde eu me incluo, pouco falámos. 

Depois, reparei mais uma vez, que o Gonçalo,  tendo um diagnóstico, é sempre referenciado nas conversas. Ontem foi porque só ele e 2 meninas é que lêem, e porque tem mais dificuldades a matemática. Sendo que isto já me foi transmitido várias vezes e está também exposto na avaliação. Portanto eu não percebo esta necessidade de repetir.

Sendo que nos outros alunos não se falou muito. Não se falou nas dificuldades de ninguém, só no geral da turma e das dificuldades do Gonçalo. Quando se falou do mau comportamento de alguns, não se falou de nomes, ou seja, fico sempre com a impressão é natural falar-se do Gonçalo, mas dos outros não.

Quando depois as mães acabaram por dizer que, no caso de uma, o filho não sabia contar até 10, sequer. A outra mãe disse que usava o chat gpt para a miúda fazer os tpc's de matemática... e eu a ouvir tais atrocidades e a pensar: "será possível que nestas circunstâncias estas crianças estão melhores que o meu filho?!"

É que custa-me bastante a acreditar. Acho é que é mais fácil assumir as dificuldades do Gonçalo dado o diagnóstico que ele tem, esquecendo-se que o que interessa é o desenvolvimento e evolução existentes.

Mas pronto, eu neste momento estou numa fase que ouço e depois faço o que tenho a fazer sem aparato, porque é desgastante fazer de outra forma.

As fichas de avaliação estão boas. Teve Bom a português e Muito bom a matemática e estudo do meio. As notas em si pouco me dizem, mas ver o que ele fez tranquilizou-me porque percebi que teve pouca ajuda, já que os erros que teve, são erros habituais nos exercícios que fazemos em casa. E eu prefiro ver um Bom com pouca ajuda do professor, do que um muito bom onde sei que teve de ter ajuda.

Agora, continuo sem perceber porque nunca há trabalhos de casa de matemática, mas vou acreditar que seja porque no geral a turma está pior a português. Mas lá está, o Gonçalo está pior a matemática mas teve melhor nota do que a português... mas pronto, uma ficha não pode representar tudo.

Daqui a 2 meses estaremos no final do ano letivo e sei que estas férias de verão serão muito importantes para ir para o 2.° mais preparado. 

Nesta idade ter quase 3 meses de férias sem se trabalhar, é muito complicado, porque esquecem-se das coisas com facilidade. É preciso muito trabalho nas férias para que regressem bem à escola! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário