quarta-feira, 13 de agosto de 2025

DESAPEGAR DA CASA PERFEITA

 A minha casa não é a minha casa de sonho. Mas é onde vivemos, é o nosso lar, e tenho tentado encarar sempre esta realidade com leveza.

No entanto, tive uma fase (várias fases ao longo dos anos, na verdade) difícil na minha relação com a casa, e nem me apercebia disso.

Apesar de cuidar da casa, limpar, arrumar, etc, sentia-me desconectada com o lar, com o espaço! Fazia o que tinha de ser feito, mas sem muito capricho, sem muito amor envolvido. 

E isso criou algum descontentamento com a rotina doméstica e com a própria casa. 

Mas aos poucos tenho vindo a mudar esse sentimento. Sempre defendi que deviamos fazer o melhor possível com aquilo que temos. Mas não sei como, nem porquê, tive estas fases de descontentamento, e desmotivação. 

Pode não estar tudo perfeito, mas algum dia estará? O normal é atingirmos um objectivo e começarmos logo a pensar noutro. Então não será melhor valorizar e apreciar o processo, e dar o nosso melhor nesse tempo. Afinal poderei nunca estar satisfeita...

E tem sido nas pequenas coisas que tenho encontrado motivação e gosto. Tem sido no propósito e na intenção. Não fazer por fazer. Não fazer só porque alguém tem de fazer. Não fazer a reclamar.

Cuidar da casa, do lar, é dar amor à minha família. À familia que tanto pedi. É dar amor a mim mesma! 

Aligeirar a rotina doméstica tem feito muita diferença, fazer as coisas com capricho também. É diferente fazer porque sim, e fazer com atenção e cuidado. 

Acender umas velinhas, ter um detergente cheiroso e de qualidade para lavar o chão, ter um amaciador ou dois de roupa perfumados, cuidar das plantas, cuidar da roupa, fazer as camas com amor e carinho (como falei noutro post)... Romantizar a vida, ver as coisas pelo lado positivo, deixar os queixumes de lado. 

E é aquele cliché que tantas vezes ouvimos, mas que é verdade, há quem não tenha o que nós temos e gostasse de ter. Há que agradecer mesmo as pequenas coisas. Vamos levar a vida toda a desejar o que não temos? Que martírio...

E assim, com uma pequena mudança de mentalidade, de foco, as coisas têm vindo a melhorar, a minha visão sobre a casa tem mudado. 

A leveza que depositei neste tema ajudou a melhorar muita coisa no meu bem estar! E às vezes o caminho é mesmo o do desapego do que não temos mas gostaríamos de ter, em troca da valorização e amor pelo que já temos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário