sexta-feira, 5 de setembro de 2025

COMPRAS DE MATERIAL ESCOLAR

 


Estamos quase a iniciar o novo ano escolar, e chega a altura de abrir muito os cordões à bolsa. 

Sendo o meu filho aluno de 1°ciclo, obviamente os custos não serão tão avultados como os de alunos mais velhos. Mas também há que saber gerir as coisas.

Hoje estive a organizar as coisas dele e não pretendo comprar muita coisa. Claro que também depende da lista de material que a professora pedir.

A professora do ano passado (já vos disse que não será a mesma?) pediu 2 cadernos A4 pautados, 1 caderno A4 quadriculado (todos de capa dura), 1 caderno diário pautado para terem na mochila. Pediu dossier com micas e portfólio, 2 colas grandes de tubo e 2 grandes de batom ambas UHU, bloco de desenho A4 de papel cavalinho, lápis de cor, lápis de cera, lápis de carvão, borracha e afia, capa plastica A4 para fichas e recados, e uma resma de papel A4.

No final do ano letivo devolveu metade das coisas. Os cadernos A4 não foram usados, o portfólio do Gonçalo não voltou para casa, não sei o que aconteceu, e voltou também o papel cavalinho intacto. 

Eu não mandei as colas todas, porque achei exagerado e disse que quando precisasse podia dizer que ele levava. Não precisou e os outros pais trouxeram tubos de cola novos para casa.

Há que haver também noção por parte dos professores. 

No ano passado comprei-lhe uma caixa de 24 lápis de cor, que dividi. Ele não precisava de 4 tons de verde, nem de 4 tons de azul. Levou as 12 cores básicas e à medida que alguns lápis se gastaram substituimos. Tem ainda lápis da pré, praticamente novos, por isso não comprarei lápis de cor. Eles convivem perfeitamente mesmo que sejam de marcas diferentes. 

Os lápis de cera ficaram praticamente novos, ele não aprecia. Por outro lado, apesar da professora dizer que não queria canetas de feltro porque no 1°ano não sabem pintar, a meio do ano troquei-lhe os lápis de cera pelas canetas (sou muito rebelde). Por um lado porque ele sabe pintar, tal como os colegas, já que na Pré fartaram-se de usar canetas e feltro e depois porque ele não usava os lápis de cera, ficando sempre só com uma opção para pintar. Sendo a vontade para pintar já pouca, se tiver poucas opções, só piora a situação. 

As canetas estão quase todas novas, à excepção da caneta preta. Portanto esta será substituida. Compro-lhe uma caixa igual e substituo só a que não está em condições. As outras ficam guardadas e iremos assim substituindo consoante a necessidade. 

Quanto à mochila, estojo e lancheira...

A mochila foi comprada com intenção de durar algum tempo. Comprei uma Eastpak vermelha (foi a cor que ele escolheu) e puz logo de parte a hipótese de comprar algo com bonecada. 

É meio caminho para se fartar, ele tem gostos muito variados, gosta de Minecraft, do Sonic, de Hot Weels, de dinossauros, etc. Assim é uma coisa simples, básica e de qualidade. Não digo que terá de fazer o 1°ciclo só com aquela mochila, mas não vou andar a comprar uma mochila todos os anos para seguir as modas. 

A lancheira foi comprada no 1° ano de pré, ou seja, já a usou 3 anos. É do Faisca Mcqueen, é de boa qualidade, está em ótimas condições. Ponderei comprar-lhe outra para ir intercalando, mas até à data as que vi achei todas de qualidade inferior à que tem, e caras. Por isso não comprei nenhuma, mas vamos vendo.

O estojo está ótimo também. É azul, que ele gosta muito, tem bolas de futebol, que ele não liga, mas tem 3 compartimentos e isso facilita muito, pois num leva o lápis, borracha, afia e régua, noutro os lápis de cor e noutro as canetas. Tem sempre tudo junto, não se esquece de estojos, e para ele se organizar é muito melhor. Correu bem com este sistema.

Mas o estojo, até pondero comprar outro, do género, mas com outro tema, para ter uma coisinha nova.

A garrafa de água também ja usa desde o 2°ano da pré. É da tupperware, está em excelentes condições, mas se encontrar outra que ele goste, compro também para ir intercalando. 

De resto, tem tudo ainda em condições para trabalhar. Não vou andar a comprar coisas que já tem.

Depois vem a roupa. Vai precisar de calças, pois as de 7/8 anos já lhe ficam curtas. Aqui tenho a tarefa facilidada. O Gonçalo só quer calças de fato-de-treino pretas, não quer ganga, não quer calças azuis, cinzentas, verdes, o que for. Nem vale a pena comprar porque ele não usa. Compro as calças na MO, são de uma material que gosto, pois não ganham borbotos. É só encomendar no site 5 ou 6 pares de calças e fico descansada.

Precisa de casacos de inverno, os que tem ficam-lhe curtos nas mangas... apesar de lhe servirem bem, mas pronto, o rapaz émagro mas comprido. Tenho de ver umas opções. Um impermeável leve, para o outono, e outro impermeável quentinho para o inverno. 

Também precisa de roupa interior, de tudo. Boxers, meias, blusas de interior para quando o tempo arrefecer. 

Mesmo não comprando tudo, não achando que tenha de ter borracha nova em folha, quando a do ano passado ainda nem chegou a meio, mesmo que vá usar a mesma mochila e por ai fora, os gastos são sempre muitos. Por isso não vejo necessidade de gastar só porque sim "ah o meu filho tem direito a ter o melhor", como já ouvi dizer. Sim, também sou da opinião que o meu filho tem direito a ter o melhor, tal como tem direito a aprender a cuidar do que tem, e a valorizar o que lhe compramos. Não deixa de ser bom só porque não foi comprado agora.

E é isto, que venha o novo ano letivo. 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...