O primeiro trimestre de gravidez corresponde às 12 primeiras semanas. Esta é a fase em que o corpo trabalha mais, para se adaptar à nova situação.
As mudanças são muitas e verificam-se tanto a nível fisiológico como psicológico.
MUDANÇAS FISIOLÓGICAS
- O metabolismo aumenta entre 10 e 25% em relação ao estado normal.
- O volume sanguíneo aumenta cerca de 40% (mais 1,5l de sangue, para assegurar o transporte de nutrientes ao bebé). Isto manter-se-à até ao final da gravidez.
- O ritmo cardíaco aumenta no mínimo 15 batimentos por minuto e continuará a aumentar até metade do 2º trimestre.
- A respiração é mais rápida, para enviar oxigénio ao bebé.
- Devido à produção hormonal de estrogénio e progesterona, o peito aumenta de volume e torna-se mais sensível ao tacto desde o inicio. Aumentam as reservas de gordura e começam a desenvolver-se os ductos de leite.
- Começam os enjoos para algumas mulheres.
- O útero vai aumentando de tamanho e engrossando as fibras musculares, mas não se irá notar na parede abdominal até ao final do 1º trimestre. Com o seu crescimento a bexiga é comprimida, tornando as idas à casa-de-banho mais frequentes.
MUDANÇAS PSICOLÓGICAS
- Pode haver alteração de humor frequentes, por causa da revolução hormonal.
- Pode também haver alternância de estados de plena felicidade com duvidas, nervosismo e falta de confiança.
- Muitas mulheres sentem-se mais cansadas que o habitual.
ACTIVIDADE FÍSICA
Recentes investigações demonstram como a actividade física influencia a dieta, a saúde, o estado emocional da mulher nesta altura da sua vida.
No entanto, se não praticavam exercício antes da gravidez, talvez não seja a melhor altura para começar. Para ter a certeza das vantagens, é indispensável a opinião do/a médico/a. Ele/a, melhor que ninguém saberá responder a todas as duvidas e fazer as sugestões para uma gravidez saudável.
Para quem já fazia exercício e, o médico aconselha a que mantenha essa rotina, então é só ouvir o corpo, saber parar quando é necessário e descansar convenientemente.
Deixo-vos dois links, de vídeos onde podem visualizar recomendações tanto a nível de exercicio como de alimentação.
Exercicio na gravidez
Alimentação adequada
Sem comentários:
Enviar um comentário