terça-feira, 6 de novembro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É OU NÃO BARATA

Há uns dias, recebi a visita de uma amiga, quando chegava com as compras do super mercado. No meio dos sacos, das arrumações e da conversa, eu comentava que está tudo caríssimo e que cada ida às compras é uma autentica aventura.

Nisto ouço um comentário que me deixou, digamos, admirada (daí este post):
- «Claro que gastas muito dinheiro, já viste a quantidade de coisas que aí tens? Não vale a pena andares a comprar tanta fruta e legumes. Eu já cheguei à conclusão que compensa mais comprar comida pronta. Mesmo aquelas do super mercado, sabes, que só tens de pôr no microondas.»
Ao que respondi incredula: «'Tás a gozar!?»

Lá respirei fundo e discordei. Obviamente que nem ela me deu razão, nem eu dei o braço a torcer. Um teimoso não teima sozinho, certo? ;)

Prometi-lhe tirar a teima e provar que não só fica mais barato fazer a comida em casa, com ingredientes variados e escolhidos por nós, como a qualidade é muito superior. Ainda admiti que podia rondar os mesmos preços, mas mesmo assim não fiquei convencida.


Assim, dentro dos meus pratos favoritos e dos da minha "concorrente", criámos 4 menus, com sopa e/ou salada, prato principal, sobremesa e bebida. E a tarefa de ver os preços foi-me confiada.

Os preços são do Jumbo e todos os produtos são da marca Auchan, para a concorrência não ser desleal.

Quem será que tem razão? (Devia ter apostado qualquer coisinha...)
 
MENU 1
- Lasanha 500g - 1,99€
- 2 sopas prontas - 2,16€
- Sumo 1Lt - 0,60€
- 2 Gelatinas prontas - 1,70€
TOTAL - 6,51€

MENU 2
- 2 sopas prontas - 2,16€
- Arroz de pato 350g - 3,16€
- Salada mista (alface, pepino e tomate) - 1,00€
- 4 clementinas - 1,00€
TOTAL - 7,32€

MENU 3
- Peixe grelhado ou no forno - carapau médio 5 unidades - 3,99€ ou dourada pequena 2 unidades - 3,70€
- Batatas 1kg - 0,58€ (se bem que esta quantidade de batatas daria para mais refeições)
- Salada mista - 1,00€
- 4 clementinas - 1,00€ 
TOTAL - 6,57€

MENU 4
- Sopa (puré de cenoura) - 2,50€ (dando para mais de uma refeição)
- Esparguete integral 500g - 0,98€
- Mistura de legumes congelados 500g - 0,78€
- Gelatina em pó - 0,69€ (também a sobremesa, dá para repetir)
TOTAL - 4,95€

Durante a minha "pesquisa" fiquei surpreendida com a quantidade de comida pré-cozinhada que há nas grandes superficies. Nunca fez parte dos meus hábitos, por isso nunca procurei essa alternativa. Confesso que a dada altura pensava: « Não é que aquela doida tem razão? Tanta coisa barata...»
Senti-me tentada a trazer qualquer coisita para experimentar, mas o meu Eu superior não permitiu.



As diferenças de preços não são grandes (não tanto como eu imaginava, teria mais lógica que assim fosse, no meu ponto de vista), no entanto, continuo a achar que não vale a pena comprar comida pronta. Para além de não ser tão saborosa como a executada por nós, em termos nutritivos também ficaríamos a perder se a nossa alimentação fosse principalmente pré-confeccionada.
Depois, existem vários produtos que aparentemente poderão ser mais caros, mas dão para várias refeições, nomeadamente a fruta e legumes.

Além disso, apesar de ter ficado surpreendida com a variedade existente, a panóplia de ingredientes que temos ao nosso dispôr, dá para confeccionar pelo menos 30 vezes mais pratos, do que aqueles que existem na secção de comida pré-confeccionada.

Tudo se resume aquilo que é realmente importante para nós. E cada um é livre de fazer as suas próprias escolhas. Eu continuo a pensar que a forma tradicional tem mais lógica.

Ainda digo mais, depois desta conversa com a minha amiga, comecei a reparar nas pessoas que conheço que têm esta rotina e reparei que a maioria anda sempre cansada, com sono, adoecem com muita facilidade, não têm energia, enfim. Será coincidência? Parece-me que não.

E por aí, como se pensa? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Tema muito interessante. A alimentação saudável, nomeadamente com a aquisição dos ingredientes e preparação dos pratos "em casa" é sempre mais barata, sempre! Será tanto mais saudável, quanto maior for o cuidado de quem comprar. A verdade é que os hipers são úteis por terem um período de funcionamento alargado, o que para os tempos que correm e para as vidas modernas é excelente, pois nunca há tempo para nada. No entanto, a qualidade dos produtos frescos, é sempre inferior à das frutarias, talhoss, peixarias, praça, etc.
    Eu sempre que posso, prefiro comprar assim. Os hipers ficam como 2ª linha e para uma eventualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Paulo. Os mercados e mercearias/peixarias/frutarias/talhos locais, têm produtos muito mais saborosos. O preço regra geral é mais alto, mas compensa em termos de sabôr e durabilidade dos produtos. No entanto, muitos supermercados já têm alternativas locais, o Jumbo de Setúbal por exemplo, costuma ter produtos da zona de Palmela (maçãs, laranjas, alfaces, na altura correspondente, claro). Alternativas não nos faltam! :)

      Eliminar