quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1º DIA DO ANO SEM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

Para quem viu as 12 coisas simples que quero fazer em 2013, lembrar-se-à com certeza que tinha como objectivo ter um dia por mês sem qualquer tipo de alimento de origem animal.

Este objectivo surgiu, porque desde que comecei a praticar Yoga, comecei também a ver a alimentação de outra forma. É normal entre os praticantes desta modalidade, a alimentação vegetariana, ou mesmo vegan (só alimentos de origem vegetal). Não sou vegetariana e, sinceramente não sei se algum dia serei, por enquanto não faz parte dos meus planos. No entanto, a ideia de não consumir alimentos de origem animal, também não me parece tola. Talvez às vezes a ache extremista, mas outras vezes, principalmente quando leio sobre o assunto, fico entre as 10 e as 11.

Ainda sou das pessoas que pensa que para a alimentação ser saudável e variada há que consumir um pouco de tudo.

Para poder ter uma opinião correcta, terei que experimentar. E apesar de muitas vezes fazer refeições vegetarianas, é raro ter dias sem alimentos de origem animal. Sendo assim, parece-me que o objectivo de 1 dia por mês sem estes alimentos, é bastante razoável.

É um desafio que me agrada bastante, porque para além dos alimentos a evitar, não quer dizer que coma coisas prejudicais. Podia perfeitamente passar o dia a comer bolachas, batatas fritas e rissóis de legumes, que não tinha consumido nada de origem animal, mas também não tinha uma experiência saudável. A intenção não é essa. O objectivo é experimentar uma alimentação diferente da minha, mas acessível e saudável.

Dito isto, vamos ver o que comi ontem.



Ao pequeno almoço, foi um grande desafio. No Inverno adoro o leite (de vaca), quente com chocolate ou café. Ontem não houve consumo de leite de vaca. Não gosto de leite de soja e, apesar de existirem outras opções (leite de arroz, amêndoa) ao que parece, não são saborosos quentes. Portanto ontem não bebi leite.
Comi papa de aveia com maçã e canela (com água) e apesar de não gostar tanto como com leite, não achei desagradável.

A meio da manhã comi o que costumo comer nos outros dias. Fruta.

Ao almoço, preparei legumes no forno. Basicamente utilizei o que tinha no frigorífico e despensa: tomate, batata, cebola, alho francês, abóbora, cogumelos, cenoura e batata doce. Temperei com um pouco de azeite, sal, pimenta preta, gengibre, caril e oregãos. Acompanhei com salada de agrião e cebola. Ficou delicioso e, não tive fome antes da hora habitual.

Uma hora depois, +/-, comi uma pêra (tal como faço nos outros dias) e ao lanche preparei um maravilhoso batido verde, composto por: agrião, espinafres, couve coração, banana e meia maçã. Coloquei gengibre em pó (que achei demais, mas bebeu-se bem) sementes de sésamo e, no fim, canela em pó. Fabuloso!

Para o jantar, como é normal cá em casa, preparei sopa. Ontem foi de agrião. O meu marido comeu uma tosta mista com tomate e oregãos e eu comi uma tosta de tomate com oragãos. :) (aqui não tive muita imaginação).

Mais tarde, comi outra peça de fruta, como sempre faço.

E assim passou o meu dia sem alimentos de origem animal. Como foi só um dia, utilizei ingredientes que fazem parte da minha alimentação e, não fiz grandes experiências. Mas das próximas vezes utilizarei outros ingredientes (quinoa, por exemplo), para variar. Há também a possibilidade de comer tofu, soja e seitan. São alimentos que gosto, mas sinceramente, não me parece lógico evitar carne e peixe para depois comer alimentos processados, que nem sei bem como são feitos. Fico-me pelos legumes e leguminosas.

Desejo-vos um dia saudável! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário