segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DORMIR PASSOU DE MODA?

À segunda-feira rara é a pessoa que não dormia mais 1 horinha ou 2. Pelo menos é isso que a maioria pensa quando o despertador toca logo cedo. E quantos não pensam todos os dias: «Hoje deito-me cedo.»

Mas ultimamente tenho reparado que agora é moda não se dormir. Só pode ser moda, porque não acho normal ouvir pessoas dizerem que dormem pouco porque têm uma vida muito atarefada e que trabalham até às 5 da manhã e às 7 já estão acordadas e fresquinhas que nem uma alface. Ou pior, dizerem que é um desperdício dormir.

Depois, quando pessoas como eu, dizem que ao fim-de-semana dormem 12 horas seguidas sem o menor sacrifício, parece que somos uns autênticos incompetentes e preguiçosos, porque uma pessoa com vida não pode dormir tanto. Mas é verdade. Durante a semana durmo 7 horas, mas pelo menos ao domingo, se não tiver nenhum compromisso durmo tudo aquilo a que tenho direito e que me apetece.

Também me dizem com frequência: «Ah, fazes isso porque não tens filhos.»
Exactamente, se não tenho filhos e tenho a possibilidade de dormir, porque é que hei-de abdicar disso? Porque se tivesse filhos não o podia fazer? Quando eles existirem, tenho muito tempo de passar noites em claro e levantar o rabo da cama às 7 da manhã, num domingo, para ver desenhos animados (sim, porque não tenho filhos, mas a minha sobrinha acordou-me muitras vezes cedo para ver desenhos animados e eu levantava-me sem pestanejar).

Por favor, somos humanos, ninguém aguenta não dormir. O sono é tão importante como comer e beber, são coisas das quais não nos podemos privar, pelo menos durante muito tempo. Ninguém aguenta. Por isso, não percebo porque é que de repente, tanta gente resolveu não dormir. Por isso é que vemos pessoas a reclamar por tudo e por nada, sempre stressadas, esquecidas e, sem conseguirem acabar uma conversa porque os neurónios estão tão estafados, que nem conseguem seguir um fio condutor.

Não somos todos iguais (felizmente) e se algumas pessoas precisam de 8 ou 9 horas de sono por dia (ou por noite), outras há, que lhes basta umas 5 ou 6 horas (como o prof. Marcelo Rebelo de Sousa). No entanto, dormem e descansam, pois é uma necessidade fisica e mental, da qual é impossivel abdicar.

Desejo-vos um dia muito tranquilo e uma noite de sono relaxante! :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu gosto muito de dormir, e não consigo sobreviver se não dormir pelo menos 7 horinhas. Não concordo nada com essas pessoas que dizem que dormir é um desperdício de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, haja alguém que me entende. :) Eu também não entendo e sinceramente, acho que não é bem assim. É impossivel não se dormir, por isso se não dormem de noite, dormem de dia. Só pode! :)

      Eliminar