quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O PODER DO EXERCICÍO FISÍCO

Quantos de nós, só se lembra de fazer exercício quando a roupa começa a estar apertada, ou quando o calor se aproxima e começamos a ver que as roupas primaveris não escondem as gordurinhas da mesma forma que a roupa de inverno?

Durante o inverno, a pouca vontade de sair do sofá e da casa quentinha faz-nos ganhar uns quilinhos sem darmos por isso e, depois andamos todos à procura de soluções milagrosas para voltar ao peso ideal.

Esquecemos-nos que o poder do exercício vai muito além de um corpo magro. Este objectivo pode ser um incentivo, mas não deve ser a razão principal para nos mexermos. Até porque há pessoas que não fazem exercício, nem têm cuidado com a alimentação e são magras. Mas serão saudáveis? E a longo prazo, que benefícios trará o sedentarismo?

Quando fazemos exercício, e pode ser algo simples como caminhar, o nosso cérebro fica mais oxigenado e o corpo produz químicos e hormonas com grande impacto na nossa energia, disposição e saúde. Existem estudos que comprovam que a prática de exercício é tão eficaz no combate à depressão quanto alguns medicamentos.

O exercício também pode ajudar a prevenir ou reduzir a ansiedade, já que produz um efeito calmante.

Quando nos exercitamos, os nossos músculos libertam substâncias que obrigam as nossas células a crescer. Já quando ficamos a vegetar no sofá, os nossos músculos libertam um fluxo que fazem as nossas células morrer.

Para elevarmos os benefícios do exercício, é importante termos consciência dos movimentos e, não fazer por fazer. É importante ter atenção à postura e à respiração. Assim, absorvemos ainda mais benefícios na nossa prática de exercício.

Para tudo isto resultar, é importante praticarmos algo que nos inspire. Algo que não seja um sacrifício fazer. Há muitas pessoas que gostam de seguir a moda. Agora está na moda pilates, por exemplo, vamos todos fazer pilates. No entanto não vale de nada ir para uma aula sem a mínima vontade e, mais tarde ou mais cedo, acaba-se por desistir. Depois só se recomeça quando aparece outra moda.

Confesso que acho piada aquelas pessoas que já praticaram dezenas de modalidades. Mas depois quando a conversa avança, começamos a perceber que não passaram de 2 ou 3 aulas. Ou seja, não praticaram assim tanto! Desta forma, não obtêm os benefícios inerentes à prática, pois não houve dedicação nem continuidade.
Por isso digo, mais vale andar 30 minutos por dia e, receber os benefícios dessa rotina, do que fazer uma aula super exigente 1 vez por mês.

Comecem a praticar exercicio hoje e, em Maio têm um corpo novo! Dediquem-se e verão como é verdade.

Desejo-vos um dia muito exercitado (e feliz Dia dos Namorados)! :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário