segunda-feira, 4 de março de 2013

2º DIA DO ANO SEM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

Como sabem, no fim do ano criei um lista de coisas simples (consultar aqui e aqui), que gostaria de colocar em prática em 2013 e, quem sabe mantê-las durante muitos e muitos anos.

Um dos objectivos é ter um dia por mês sem qualquer alimento de origem animal. Para mim é um desafio interessante, que me obriga a puxar pelos neurónios, para poder criar receitas que naturalmente não faria e, para experimentar novos ingredientes que também não fazem parte da minha alimentação diária.

Além disso, é uma forma de sair da rotina e de limpar o organismo.

No passado dia 28, foi o meu segundo dia do ano só com alimentos de origem vegetal. E confesso que apesar de alguns percalços, correu melhor que o primeiro (aqui).



O dia começou como qualquer outro, com um copo de água morna, para acordar o organismo.

O pequeno-almoço foi diferente do habitual. Desta vez comprei bebida de soja e grãos de arroz tufado com sabor a cacau.

Como há uns anos experimentei bebida de soja e não gostei do sabor, desta vez fiz batota e comprei com sabor a chocolate. Gostei mas, da próxima vez vou comprar simples, porque acredito que entretanto o meu paladar esteja diferente e até goste da simples. Com chocolate, confesso que achei demasiado doce.
Quanto aos cereais, são estaladiços e não são doces. Algo a fazer parte da despensa cá de casa no futuro. 

Para o almoço, preparei esparguete integral com soja granulada e legumes. A soja granulada tem que estar de molho uns minutos. Eu deixei cerca de uma hora. Depois de demolhada, a soja cresce muito e fica com muita água. É preciso espreme-la bem para a água sair, caso contrário fica com um sabor estranho, ou melhor, fica sem sabor.

Os ingredientes foram:

soja granulada, demolhada
2 dentes de alho
1c.sopa de azeite
1c.sopa de vinho branco
1c.sopa de polpa de tomate
2 rabanetes
4 cogumelos pequenos
alho francês (cerca de 1/3 da parte branca)
5 azeitonas
1/2 c.café de gengibre em pó
1/2c. café de caril
sal e pimenta q.b.
1/2 copo de água
1 raminho de coentros picados na hora
esparguete integral

Numa frigideira anti-aderente, coloquei o azeite, o alho picado, alho francês fatiado, o vinho, os cogumelos e a soja. Temperei com sal, pimenta e as outras especiarias. Quando os cogumelos começaram a ficar dourados, coloquei a água e a polpa de tomate. Deixei estufar e quando o molho reduziu, coloquei os rabanetes laminados e as azeitonas. Misturei a massa já cozida e por fim polvilhei com os coentros. estava divinal! :)

O lanche já não correu tão bem. Decidi fazer uma panqueca de banana, mas digamos que não ficou muito boa.
A receita é bastante simples, basta misturar farinha (neste caso usei farinha de trigo integral) com leite até formar uma papa, juntar açúcar e uma banana fatiada. Eu não coloquei açúcar e usei a bebida de soja. Ainda acrescentei canela.

O problema foi ter ficado demasiado húmida, desmanchou-se toda (como podem comprovar pela foto) e estava muito enjoativa por causa da banana. Acho que a bebida de soja com chocolate também não ajudou.
Enfim, metade foi para o lixo.

Para o jantar preparei uma sopa de lentilhas, super simples. As lentilhas estiveram a demolhar a tarde toda, depois lavei-as e coloquei-as a cozer em água e sal. Quando estavam praticamente cozidas foi só misturar os restantes ingredientes. São estes:

1 rábano
2 cenouras
feijão verde
espinafres
1 batata
1/3 alho francês
1 c.sopa de azeite
Cortei os legumes todos muito fininhos e foi só deixar cozinhar. No fim, acrescentei o azeite. Gostei muito.

O meu marido dizia que tinha mau aspecto! Eu sei que os olhos também comem e, eu não sou perita na apresentação de pratos, mas ele não sabe o que perdeu. :)

Durante o dia comi frutinha, como faço sempre, bebi muita água e 1 chávena de chá verde.

Foi um dia diferente, mas saboroso. :)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário