quarta-feira, 17 de abril de 2013

EXERCICIOS 2 EM 1

Finalmente o sol deu o ar da sua graça!

Como esta mudança de temperatura ajuda tanto o nosso ânimo. Confesso que estava farta de tanta chuva e frio. Agora já não me custa tirar o rabo da cama e dar uma longa caminhada pela fresquinha e, aproveitar o dia para fazer muitas coisas que durante o tempo chuvoso são muito menos prováveis de fazer.

Agora que o sol já brilha, é inevitável pensarmos na praia, nas férias, no biquíni...
De repente vemos que estamos flácidas e brancas como a cal. Mas nada que com algum empenho não se resolva.

Sou fã de exercícios 2 em 1, ou 3 em 1. Que são simplesmente exercícios que de uma só vez, conseguem trabalhar vários músculos corporais e assim poupar tempo e energia.

Hoje apresento-vos alguns dos mais simples que gosto de fazer, mas fica já a promessa que vou apresentar-vos mais, tal como alguns truques para chegar ao verão em grande forma. ;)
 
1 - Para aquecer todo o corpo, proponho duas posturas de yoga. A 1ª é a postura da tábua/prancha e a 2ª a postura do cão. O ideal é estar 3 segundos na 1ª, 3 segundos na 2ª e voltar a repetir 2 ou 3 vezes essa sequência.


Na postura da tábua contraiam o abdómen e não espetem o rabiosque para cima. O corpo deve estar alinhado. Ao passarem para a postura do cão, lembrem-se que o importante é ter a coluna direita. As pernas podem estar flectidas (como tenho na foto), com o tempo e prática, torna-se mais fácil esticar as pernas e assentar os calcanhares no chão.
 
2 - Para trabalharem pernas, glúteos e braços, os agachamentos são óptimos exercícios. Basta ter uma toalha nas mãos, ou um elástico e, quando fizerem o movimento de "sentar" sobem os braços. Se utilizarem um elástico, ao subirem os braços estiquem um pouco o elástico e, assim o trabalho será maior.


Também podem optar por duas garrafas de água e flectirem os braços quando "sentam".
 
Não se esqueçam de manter os pés à largura das ancas e quando flectem o joelho, tenham cuidado para este não ultrapassar a linha da ponta do pé.
Ao subirem, apertem os glúteos.

 
3 - De pé, com os pés à largura das ancas e 2 pesos nas mãos (ou 2 garrafas de água, ou outro objecto que tenha peso), elevem os braços esticados à altura dos ombros, ao mesmo tempo que levam uma perna atrás e contraem os glúteos.
 
Este exercício trabalha pernas, glúteos e ombros. Para além de trabalhar também o equilíbrio!
Repitam com a outra perna.
 
 
4 - Novamente com uma toalha, casaco ou elástico, coloquem os pés à largura das ancas, orelhas longe dos ombros, costas direitas e abdominais contraídos. Dêem um passo para trás, flictam as pernas (cuidado para o joelho não ultrapassar linha da ponta do pé) e ao mesmo tempo que flectem pernas, rodem a cintura para o lado oposto da perna que andou para trás. Voltem à posição inicial e repitam para o outro lado.
 
 
 Aqui trabalham pernas, glúteos, cintura e braços.
 
5 - De pé, pés à largura das ancas, abdominais contraídos, com 2 garrafas nas mãos (ou outro peso), abram os braços até à altura dos ombros e afastem uma perna.
 

 
Trabalham pernas, ancas, braços/ombros e equilíbrio. Repitam com a outra perna.

 
6 - Por fim, um óptimo exercício para trabalhar a barriguinha ( e não só).
Na postura de prancha, com o abdominal contraído, levem um joelho até ao cotovelo correspondente (ou o mais próximo que conseguirem). Podem também levar o joelho ao cotovelo contrário. É importante terem o abdominal contraído para protegerem as costas (e também para o trabalharem bem).



 Para além dos abdominais, trabalham braços, costas e pernas.

As repetições, deixo ao vosso critério. Consoante a vossa preparação, escolham quantas vezes repetir. Na minha opinião, vale sempre mais fazer poucas repetições bem feitas, do que muitas todas aldrabadas. Se não conseguirem repetir muitas vezes vão aumentando consoante se sentirem preparadas.

Mais uma vez, mantenham sempre a barriga contraída e já agora o rabiosque. Desta forma trabalham a dobrar, para além da postura ser mais correcta.

Espero que tenham gostado destas sugestões. Brevemente trarei mais!

Desejo-vos um dia cheio de energia! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário